Alimentação equilibrada nas festas de fim de ano
“Na verdade, há momentos para tudo e as festas podem ser momentos de exceção, desde que logo depois regressemos aos cuidados alimentares”, explica a Dra. Ana Bravo, nutricionista no Hospital Lusíadas Porto.
A palavra “dieta” tem origem na palavra grega díaita, que significa “modo de viver” e também no conceito diaeta (do latim), que significa “comedimento na forma de comer e beber”. Deve haver equilíbrio na dieta, todos queremos um modo de viver feliz!
Assim, poderá abrir exceções no jantar do último dia de 2023 e no almoço do primeiro dia de 2024, “sem culpa, com sabor”, com o compromisso de, entretanto, não petiscar aqui e ali, retomando a disciplina alimentar logo depois.
Fazer escolhas é essencial nesta época
Não deve manter o que restar da ceia de Natal à vista, de forma a não tornar uma tortura resistir àquela rabanada ao lanche ou ao pão-de-ló ou ao bolo-rei ao pequeno-almoço.
Escolher entre entradas e sobremesas, ou fazer refeições leves entre os grandes eventos desta época (ceia e almoço de Natal, ou jantar de Ano Novo), são alguns dos truques.
• Escolha as suas exceções - se quer muito aquela sobremesa ou se aquele salgadinho não lhe sai da cabeça, saboreie na sua refeição semanal livre (sim, ela pode existir);
• Se vai comer fora, deve evitar sair de casa já com vontade de comer- pode experimentar comer uma sopa e/ou 1 peça de fruta antes;
• Evite os doces ou divida a sobremesa e evite as entradas, a menos que opte por uma salada ou fruta;
Deve retomar de imediato a sua rotina com cuidados alimentares e mais uma vez, com equilíbrio.
Cozinhe refeições mais saudáveis de forma simples
Há sugestões que poderá usar para tornar os cozinhados - sejam doces ou salgados - mais saudáveis e menos calóricos, que poderá usar conforme precise e faça sentido para si.
• Pratos principais - pode reduzir a gordura dos assados colocando uma boa cama de legumes, usando a regra de 1 colher de sobremesa de azeite (uma das gorduras mais saudáveis) por pessoa;
• Sobremesas - pode diminuir a quantidade de açúcar, substituindo-o por fruta (em puré, por exemplo). Pode também usar stevia, canela, ou raspas de citrinos para dar sabor, e diminuir a quantidade de gordura dos bolos substituindo-a por purés de curgete, chuchu, abóbora ou até de banana ou maçã se também pretender adoçar.
Retomar o dia a dia saudável depois dos excessos
Vamos ao que mais devemos focar: retomar o dia a dia saudável e feliz após as festas. Para tal, ficam algumas sugestões que nunca é demais relembrar:
• Tome o pequeno almoço;
• Não esqueça as merendas (de forma a não chegar às refeições principais com muita vontade de comer e eventualmente algum descontrolo);
• Coma devagar, idealmente sem outra distração que não seja um bom convívio;
• Não encha demasiado o prato ou coma num prato mais pequeno - “os olhos também comem”, todos sabemos;
• Hidrate-se: não se esqueça de ir bebendo água - pode ter como referência cada refeição e beber um bom copo de água antes e se lhe custa beber água simples pode optar por infusões ou dar um aroma à água usando fruta socada ou ervas aromáticas a gosto.
“Nem sempre nem nunca, é o segredo”, explica a nutricionista. O equilíbrio é a chave no que respeita à alimentação, e só esse equilíbrio nos mantém no caminho certo a longo prazo. Permita-se aproveitar o melhor das festas de final de ano, sem causar uma disrupção desnecessária nos esforços que vai fazendo ao longo do ano para ser saudável.