O Centro de Diagnóstico e Intervenção Endoscópica do Hospital Lusíadas Santa Maria da Feira nasce também para dar resposta a este problema, aliando a tecnologia avançada à humanização dos cuidados prestados. Composto por uma equipa de profissionais de saúde altamente diferenciados, aqui realizamos os exames endoscópicos que permitem identificar todo o espectro de doenças digestivas benignas e malignas, com uma forte aposta no âmbito do diagnóstico e tratamento da doença oncológica digestiva.
Dotada dos mais modernos aparelhos endoscópicos a nível mundial, com imagem de alta resolução e capacidades de magnificação e cromoscopia digital, a Unidade possibilita a oferta de uma ampla variedade de procedimentos, desde os mais simples aos mais complexos e inovadores. Assegura, assim, uma grande capacidade de diagnóstico preventivo, além de providenciar tratamentos de lesões oncológicas precoces, como a remoção de tumores em fase inicial, sem necessidade de cirurgia, através de técnicas standard como a polipectomia e a mucosectomia, bem como de técnicas altamente diferenciadas como a Dissecção da Submucosa ou a Resseção Transmural (Full-Thickness Resection Device®).
No âmbito do Centro de Diagnóstico e Intervenção Endoscópica nasce a Consulta de Vigilância e Risco Digestivo, uma consulta especializada para a avaliação de situações de diagnóstico, tratamento, aconselhamento ou segunda opinião sobre pólipos ou lesões do tubo digestivo, mesmo que diagnosticadas noutras instituições.
Outros Serviços
O Hospital Lusíadas Santa Maria da Feira apresenta uma vasta capacidade assistencial clínica, com consulta geral de Gastrenterologia, consultas especializadas monotemáticas, como a Consulta de Hepatologia, e uma ampla oferta de consultas de outras especialidades complementares. Em comunhão com o Centro de Diagnóstico e Intervenção Endoscópica, é possibilitado o estudo diagnóstico completo de todo o tubo digestivo, com destaque para o papel da Cápsula Endoscópica. O Centro permite ainda a realização de procedimentos terapêuticos com indicações específicas, tais como a coagulação com árgon plasma, a dilatação endoscópica e a colocação de próteses endoscópicas.