Tem como principal área de diferenciação e intervenção a Reabilitação Neurológica, nomeadamente doentes em recuperação de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE), doentes com Esclerose Múltipla, Parkinson, doenças do movimento e doenças neurodegenerativas.
O Centro de Medicina Física e de Reabilitação está ainda apto para o acompanhamento de doentes em reabilitação pós-cirúrgica, em recuperação de lesões dos músculos, nervos, articulações, tendões e ossos, minimizando o seu impacto na qualidade de vida.
Com uma abordagem global, o Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital Lusíadas Monsanto é composto por uma equipa multidisciplinar que desenvolve a sua atividade ajustando os tratamentos às necessidades individuais de cada doente, em articulação com os seus familiares.
O processo de reabilitação é coordenado pelo médico fisiatra e pode ser realizado em regime de internamento, ambulatório ou através de grupos terapêuticos.
Consultas e Exames
-
Consultas
-
Consulta de Medicina Física e Reabilitação/Fisiatria
-
Consulta de Medicina Física e Reabilitação - Músculo-Esquelética
-
Consulta de Medicina Física e Reabilitação - Neurológica
Corpo clínico

Dra. Isabel Amorim
Unidades
Áreas de Interesse
Reabilitação de Patologia Músculo-Esquelética, Neurológica, Oncológica e Patologia Desportiva; Mesoterapia; Ondas de Choque; Reabilitação do Pavimento Pélvico; Disfunção da Articulação Tempero-Mandibular
Conheça os nossos programas
Programa de Reabilitação Intensiva pós-AVC
A reabilitação no pós-AVC tem como objetivo reabilitar as alterações motoras, sensoriais, cognitivas, psicoemocionais, alterações da comunicação, da deglutição, entre outras.
O programa de reabilitação é elaborado pela equipa de reabilitação após avaliação clínica, sendo individualizado e orientado de acordo com objetivos específicos, definidos pela equipa juntamente com a pessoa que sofreu o AVC e com os seus familiares.
Programa de Reabilitação Intensiva na doença de Parkinson e doenças do movimento
Este plano tem como objetivo minimizar o impacto funcional das sequelas, otimizar a capacidade funcional, promover a atividade, a participação e a independência, melhorar a qualidade de vida e reduzir a sobrecarga dos familiares/cuidadores.
Os programas de reabilitação focam na reabilitação das alterações da marcha, nas alterações psicoemocionais, na prescrição de produtos de apoio e auxiliares de marcha, na reabilitação das alterações da comunicação e da deglutição, no recondicionamento cardiorrespiratório, no ensino de estratégias e na prevenção de complicações decorrentes da imobilidade em fases avançadas da doença.
Programa de Reabilitação Intensiva Pós-Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE)
A reabilitação após TCE tem como objetivo reabilitar as alterações cognitivas, comportamentais, psicoemocionais, alterações da comunicação, da deglutição, alterações motoras e sensoriais, entre outras.
A reabilitação cognitiva é um pilar fundamental no programa de reabilitação, integrando a intervenção neurofarmacológica e as novas tecnologias, para otimização terapêutica e promover o “engagement" aos tratamentos.
O programa de reabilitação é elaborado pela equipa de reabilitação após avaliação clínica, sendo individualizado, orientado de acordo com objetivos específicos, centrado na pessoa que sofreu o TCE.
Programa de Reabilitação Intensiva na Esclerose Múltipla
A reabilitação na Esclerose múltipla tem como objetivo minimizar o impacto funcional das sequelas, nomeadamente as alterações da marcha, do equilíbrio, a fadiga, as alterações sensoriais, espasticidade, as alterações da comunicação e da deglutição, as alterações cognitivas, emocionais (alterações do humor, depressão, irritabilidade), alterações dos esfíncteres (como controlar a bexiga e o sistema intestinal).
Programa de Reabilitação Intensiva Pós-Cirurgia
Indicado para a recuperação após intervenção cirúrgica na lesão cerebral, ou após intervenções ortopédicas, como prótese de anca, reabilitação após fraturas, entre outras.