2 min

Depressão na terceira idade

Existem atualmente 600 milhões de pessoas no mundo com mais de 60 anos e a OMS estima que em 2025, este número duplicará. O aumento da esperança média de vida e a secundarização do papel do idoso têm contribuído para o aumento da depressão nesta faixa etária. É urgente agir.

"Os estudos mostram que as taxas de depressão na terceira idade podem variar entre os 2% para as depressões graves , até aos 10% para depressões menos graves", revela Ricardo Coentre, psiquiatra responsável pela Consulta de Psiquiatria Geriátrica do Hospital Lusíadas Lisboa.

No entanto, há situações em que a incidência pode aumentar. "Em ambientes de institucionalização, como residências assistidas ou hospitais, estas taxas podem atingir cerca de 30%", revela o psiquiatra, que deixa o alerta:"É muito importante darmos aos idosos não só mais anos de vida mas também assegurar que estes decorrem com qualidade."

Depressão na terceira idade: saber identificar

A depressão na terceira idade pode dever-se a uma condição iniciada numa idade mais jovem, embora também possa surgir associada a outras patologias ou condições de vida. O psiquiatra do Hospital Lusíadas Lisboa revela os sintomas mais frequentes:

  • Tendência a isolar-se;
  • Tristeza intensa, quase todos os dias e a maior parte do dia;
  • Sentimentos de vazio e falta de esperança;
  • Falta de prazer em todas ou na maior parte das atividades do dia a dia ("em casos graves deixa mesmo de alimentar-se, vestir-se ou fazer a sua higiene pessoal de forma adequada", alerta o psiquiatra);
  • Emagrecimento acentuado;
  • Insónia;
  • Fadiga ou falta energia quase todos os dias;
  • Perda da vontade de viver e/ou pensamentos de morte.

Os sintomas físicos

"Uma particularidade da depressão na terceira idade é muitas vezes o seu foco em sintomas físicos, que pioram após o aparecimento dos sintomas mais habituais de depressão e são frequentemente desproporcionais à doença que os origina", explica Ricardo Coentre, acrescentando que muitas vezes são estes sintomas que levam à marcação de uma primeira consulta.

Fatores de risco

Existem alguns fatores de risco particulares que podem provocar o aparecimento ou a recorrência e/ou agravamento de uma depressão pré-existente. Tais como:

  • Isolamento social (devido a viuvez, por exemplo);
  • Problemas económicos;
  • Existência de múltiplas doenças, com limitações e incapacidades associadas (como por exemplo: acidente vascular cerebral, doenças respiratórias, diabetes).

 Consulta especializada na Lusíadas

A Consulta de Psiquiatria Geriátrica da Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa oferece um conjunto de serviços especialmente vocacionados para o diagnóstico e tratamento das doenças associadas ao envelhecimento, onde se inclui a depressão na terceira idade. "Esta doença pela sua elevada prevalência e elevado sofrimento para doentes e suas famílias, deve ser tratada adequadamente e este facto tem consequente impacto positivo na vida do doente e naqueles que o rodeiam", conclui Ricardo Coentre.

Ler mais sobre

Depressão

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Prof. Dr. Ricardo Coentre

Prof. Dr. Ricardo Coentre

Hospital Lusíadas Lisboa
Hospital Lusíadas Monsanto

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT