As facetas dentárias e as melhorias no sorriso
As facetas dentárias são capas finas de cerâmica ou de compósito que se aderem à superfície dentária, cobrindo a face exterior do dente, com o objetivo de corrigir pequenas imperfeições no que diz respeito à forma, cor e volume de cada dente. “Por serem tão finas, permitem corrigir imperfeições no seu sorriso de forma conservadora sem desgastar a superfície dentária”, explica Cátia Meireles, especialista em Medicina Dentária na Clínica HeyDoc Amoreiras.
Envolvem um desgaste mínimo da superfície do dente e são, com frequência, uma opção para os dentes incisivos ou caninos, por serem os mais visíveis, conseguindo melhorar imediatamente o sorriso. Permitem ainda eliminar espaços entre os dentes.
Tipos de facetas dentárias
Há, dois tipos de facetas, em função do material que se utiliza: de cerâmica ou de compósito.
- As facetas de cerâmica são fabricadas por um técnico de prótese dentária e são consideradas as “mais vantajosas na manutenção dos resultados, já que a sua cor e forma permanece inalterada ao longo dos anos”, diz a médica.
- As facetas de compósito podem ser feitas pelo técnico de prótese dentária ou até mesmo pelo médico dentista numa só consulta. “São menos dispendiosas, mas têm algumas limitações”, diz a médica. “Existe alguma degradação, ao longo do tempo, sendo a mais evidente a alteração de cor. Por esta razão, por norma, terão de ser substituídas quando o paciente achar que já não estão de acordo com as suas exigências estéticas”, explica.
Independentemente do tipo de faceta escolhido, por serem bastante estáveis, apresentam taxas de sucesso a longo prazo muito elevadas.
Cuidados a ter com as facetas dentárias
Os cuidados de higiene oral a ter em relação às facetas dentárias são os mesmos que se devem ter em relação aos dentes no geral, incluindo a necessidade de consultar com regularidade um especialista em Medicina Dentária.