Medicina Interna: o que é?
Esta é a especialidade dos diagnósticos óbvios aos complexos, das doenças frequentes às raras, das doenças crónicas às emergentes, das patologias únicas às múltiplas. Baseia-se numa abordagem global e multidisciplinar, avaliando o doente adulto no seu todo tendo em conta a complexidade do organismo humano e a interação dos vários distúrbios que o podem afetar.
É uma especialidade predominantemente hospitalar, sendo responsável pela gestão dos cuidados prestados em situações de internamento (não cirúrgico), com um acompanhamento constante nas várias fases, desde a admissão no contexto de um episódio de urgência, passando pelos cuidados intensivos, intermédios e enfermaria, até aos cuidados paliativos e continuados.
Exerce muitas vezes um papel de coordenação de cuidados, articulando as várias intervenções diagnósticas e terapêuticas de cada área médica especifica. É também uma especialidade de consultadoria a outras especialidades quer médicas quer cirúrgicas.
O Internista é, assim, um médico especialista na gestão de casos clínicos complexos e na visão integral, detalhada e contínua do estado de saúde de cada um.
Medicina Interna Versus Medicina Geral e Familiar?
É comum haver alguma confusão entre os termos “Medicina Interna” e “Medicina Geral e Familiar” pois ambas as áreas oferecem cuidados de saúde abrangentes. No entanto, trata-se de duas especialidades médicas distintas.
No quadro seguinte destacam-se algumas particularidades de cada uma das especialidades.
Quando marcar uma consulta de Medicina Interna?
A marcação de uma consulta de Medicina Interna poderá resultar do acompanhamento e consequente referenciação por outras especialidades, como a Medicina Geral e Familiar, ou surgir no seguimento de um episódio de urgência ou internamento hospitalar.
No entanto, qualquer doente poderá marcar consulta com um Internista quando:
- Têm mais de 18 anos;
- Não conseguem obter um diagnóstico claro e evidente;
- Apresentam sintomatologia variada, complexa e/ou pouco específica;
- Possuem várias patologias em simultâneo;
- Estão em fases de doença aguda ou crónica agudizada;
- Têm doenças vasculares, metabólicas, infeciosas, autoimunes, hepáticas, entre outras;
- Estão em fase terminal ou necessitam de cuidados paliativos;
- Têm uma situação clínica urgente e/ou que implica internamento hospitalar;
- Apresentam doenças raras.
Caso continue com dúvidas sobre a consulta que mais se adequa ao seu caso e às suas necessidades, poderá contactar a Linha de Saúde Lusíadas (+351 217704116). Trata-se de um serviço gratuito de avaliação por telefone, disponível todos os dias, das 8h às 24h, que o encaminhará para o canal de atendimento mais adequado após avaliação da sua situação clínica.
Essa avaliação é assegurada por uma equipa de enfermagem experiente, que segue protocolos definidos com base nas melhores práticas internacionais, validadas pelas Equipas Clínicas e de Qualidade da Lusíadas Saúde.