Deve bater-se nas costas quando alguém se engasga?
Quando alguém se engasga é porque há uma obstrução das vias respiratórias, uma descoordenação ou uma disfunção daquela região. Basta um golo de água acidentalmente ir parar à traqueia ou às cordas vocais para se ter aquela sensação desconfortável de engasgamento.
Rapidamente, começa-se a respirar com dificuldade e a tossir. Muitas vezes, alguém preocupado com quem está a engasgar-se bate nas costas dessa pessoa. Mas quando é que é mesmo importante fazê-lo?
Vias partilhadas explicam a razão para nos engasgarmos
O engasgamento acontece porque o aparelho digestivo e o aparelho respiratório partilham espaços comuns. Na faringe, o segmento de tubo que vem depois das vias nasais e da boca, tanto passa o ar que vai para os pulmões como os alimentos e a água que se dirigem para o estômago. Da faringe, o ar viaja para a traqueia, enquanto os alimentos seguem para o esófago. Há uma porta – a epiglote – que tapa a entrada da traqueia quando se engole comida ou bebida.
No entanto, assim como o ar pode ser engolido e ir parar ao estômago, também os alimentos ou líquidos podem ir acidentalmente parar às cordas vocais que estão tapadas pela epiglote. Esta é uma razão para não se falar e comer ao mesmo tempo. Como falar exige que algum ar saia dos pulmões, pode confundir a epiglote que se abre quando estamos a engolir alimentos.
Nestas situações, engasgamo-nos. Por outro lado, os próprios alimentos ou outros objetos que alguém engole podem também ficar presos na faringe, bloqueando a passagem de ar. Estas situações podem ser muito perigosas porque impedem a respiração e podem ser fatais.
O que fazer em caso de engasgamento?
Pode ser aflitivo ver alguém engasgar-se. Normalmente, as pessoas conseguem ultrapassar o episódio sozinhas. Se estão a tossir é porque as vias respiratórias não ficaram completamente obstruídas. E tossir é a melhor forma para expelir o líquido e o alimento que têm nos canais e que está a causar a situação. Se alguém não conseguir respirar quando se engasga, então a situação pode tornar-se crítica e até levar um indivíduo à morte.
Nesse caso, há vários passos a dar. O primeiro é, justamente, dar pancadas nas costas. Deve-se bater cinco vezes no meio das costas da pessoa que se engasgou com a mão aberta e num movimento de baixo para cima para desobstruir os canais. Se esta técnica não resultar, o próximo passo é aplicar a Manobra de Heimlich.
Para isso, é necessário alguém pôr-se de pé atrás da pessoa, que também deve estar de pé. Depois, passa-se o braço à volta do tronco e coloca-se um punho por cima do umbigo. Com a outra mão a segurar o punho pressiona-se o punho em direção ao diafragma – ou seja, para dentro e para cima. Este gesto comprime os pulmões e exerce pressão em qualquer alimento (ou outro objeto) que esteja preso na traqueia ou na faringe.
No fundo, causa uma tosse artificial na pessoa que está a engasgar-se. Caso a manobra não resultar após se tentar cinco vezes, é necessário chamar ajuda médica.
Em suma
Quando alguém está a engasgar-se mas consegue tossir, então é provável que resolva o problema sozinho e liberte-se daquilo que está a tapar as vias respiratórias. Mas se não está a tossir nem a respirar é quando é mesmo necessário ajudar a pessoa. Bater nas costas é a primeira coisa a fazer. Se não resultar, então passa-se para a Manobra de Heimlich. No pior dos cenários, é urgente chamar ajuda médica para evitar o sufocamento.
Ler mais sobre
Factos e MitosEste artigo foi útil?
Revisão Científica
Dra. Susana Moreira
Coordenador da Unidade de Pneumologia