Como se faz uma ressonância magnética
O que é a ressonância magnética?
A Ressonância Magnética (RM) é um dos mais modernos métodos de imagem. Permite a visualização dos órgãos do interior do corpo humano e das estruturas superficiais musculares, ligamentares e tendinosas. Utiliza um alto campo magnético para obtenção das imagens, em exames que duram, em média, 30 minutos.
Para que serve?
A ressonância magnética é uma ferramenta imprescindível para:
- Estudos neurológicos do cérebro e medula;
- Visualização de vasos sanguíneos (artérias e veias) e deteção de doenças vasculares;
- Diagnóstico de doenças do sistema musculoesquelético;
- Avaliação urológica (rins, bexiga e próstata) e ginecológica (útero, ovários);
- Exames fetais do foro neurológico e do corpo a partir das 22 semanas de gestação, para deteção ou confirmação de malformações;
- Estudo de doenças oncológicas (tumores) nos diferentes órgãos, nomeadamente cérebro, tórax e abdómen;
- Estudo do cancro da mama;
Quais são os riscos da ressonância magnética?
É um exame inócuo e indolor. Uma pessoa que se submeta a uma ressonância magnética não sofre nenhum problema biológico por ser submetido ao campo magnético intenso. Deve informar o seu médico se:
- Sofrer de claustrofobia
O seu médico poderá prescrever-lhe um tranquilizante. Muitas vezes com uma sedação leve a situação é ultrapassada. Porém, é sempre possível o recurso a sedação anestésica (efetuada por um anestesista).
Sente dores nas costas
Se sente dores nas costas quando está deitado mais de 30 minutos, fale com o médico assistente, para ser possível medicar em conformidade (analgésico /relaxante muscular), permitindo tolerar o período de estudo.
Se tem implantes ou próteses cirúrgicas
De modo a avaliar-se a compatibilidade com o exame.
Como me devo preparar para o exame?
Deve estar em jejum
O jejum é obrigatório. Nos exames músculo-esqueléticos a pessoa deve estar há 2 horas sem comer. Para os exames do corpo, esse período é de 4 horas.
Vá à casa de banho antes
Tem de ir à casa de banho antes do exame para que não seja necessário interromper a aquisição das imagens.
Retire os objetos metálicos
Deve retirar todos os objetos metálicos e roupa para evitar que estes sejam atraídos pelo campo magnético.
O que acontece durante o exame?
- Estará deitado e imóvel durante a ressonância magnética, que pode durar entre 15 a 45 minutos;
- Depois de deitado, será colocada uma bobina de ressonância magnética no local de interesse (género de gaiola) para ampliar o sinal e resultar numa imagem de melhor qualidade;
- Entrará no interior do equipamento, onde um íman gigante e antenas de ondas de radiofrequência contribuem para a obtenção de imagens de alta qualidade;
- Durante o período do exame ouvirá um ruído forte e sentirá uma ligeira vibração. Ser-lhe-ão fornecidos auscultadores para reduzir o incómodo;
- Em alguns casos, quando é necessária a caracterização das lesões, será administrado contraste endovenoso (EV), mais tarde eliminado através da urina.
Dúvidas frequentes
Fui operado e tenho um pacemaker, o que devo fazer?
- Como existe um campo magnético intenso, deve informar o técnico/médico radiologista de eventuais cirurgias a que tenha sido sujeito ou se lhe foram colocados implantes (pacemakers, “clips” aneurismáticos, próteses cocleares, implantes oculares, etc.). Atualmente existe uma nova gama de pacemakers que é compatível com a ressonância magnética;
- As próteses fixas em geral não levantam qualquer tipo de problema. Contudo, podem prejudicar a qualidade das imagens;
- Outros dispositivos implantados há mais de 6 meses, como o DIU, clips de cirurgias da vesícula, válvulas cerebrais, implantes ortopédicos e stents vasculares, não são um problema para a RM.
Estou grávida, posso fazer uma RM?
Grávidas ou mulheres a amamentar devem informar o técnico da sua situação. É aconselhável que só depois da 12.ª semana de gestação se submetam ao exame. A amamentação não interfere com o exame, apenas deve ser evitada a administração de contraste EV.
Sou claustrofóbico, existem máquinas abertas?
As chamadas Ressonâncias Abertas, que têm forma de “U”, ficam com a lateral livre e permitem a entrada de luz. No entanto, a qualidade de imagem não é tão boa como nas RM fechadas, porque utilizam campos magnéticos de menor intensidade e não permitem todo o tipo de exames, apenas alguns e sobretudo do foro musculoesquelético.
Se precisar, posso contactar os técnicos durante o exame?
Sim, através de um sistema de comunicação interna, há sempre um técnico disponível.
Que cuidados devo ter depois de estar sujeito aos campos eletromagnéticos durante o exame?
Nenhuns. Pode retomar a sua vida normal.