Quais as 5 maiores vantagens da cirurgia de ambulatório?
O que é a cirurgia de ambulatório?
Na cirurgia de ambulatório, na grande maioria das intervenções tudo acontece num único e mesmo dia: admissão, intervenção e alta hospitalar. São procedimentos médicos programados, com recurso a técnicas anestésicas adaptadas a cada doente e tipo de cirurgia, retirando a necessidade de pernoita na maioria dos casos. Claros benefícios em simplicidade e conforto que somam a várias outras vantagens.
Internamento vs. Ambulatório
A cirurgia de Ambulatório tem vindo a conquistar cada vez mais terreno, e a tendência será para continuar. Os avanços da tecnologia e na área do controlo da dor, com desenvolvimento de novas soluções anestésicas, levam a que cada vez mais procedimentos cirúrgicos menos invasivos possam ser realizados de forma mais rápida e cómoda.
As intervenções mais comuns realizadas em regime de ambulatório incluem amigdalectomias, tratamento de hérnias da parede abdominal, do hiato, e da coluna, remoções de vesícula biliar, a grande maioria das cirurgias estéticas e ortopédicas, cirurgias do foro oncológico urológico e da mama, cirurgia da obesidade, cirurgias de catarata, entre muitas outras. No fundo, são todas aquelas em que os cuidados pós-operatórios podem ser facilmente geridos e controlados em casa, com taxas muito baixas de complicações.
Há mais riscos na cirurgia de ambulatório?
Ao contrário do que se possa pensar, as cirurgias de ambulatório não implicam riscos acrescidos, inclusivamente para pacientes idosos. A idade, por si só, não é motivo para se optar pelo internamento como única prática possível. No entanto após a anestesia devemos garantir que o doente está confortável e já sem risco de complicações após a alta e é por isso que toda e qualquer decisão deve contar com um acompanhamento médico presente e dedicado. A duração de uma cirurgia ambulatória depende, evidentemente, do tipo de procedimento e da anestesia utilizada, sendo certo que na maioria dos casos a alta é dada no dia da intervenção.
5 vantagens da cirurgia ambulatória
Existem muitas diferenças entre o regime de ambulatório e o convencional, com internamento, sendo a escolha feita com base nas necessidades particulares de cada caso. Sempre que é possível optar pela cirurgia de ambulatório, estas são 5 das principais vantagens:
1. Diminuição das Complicações e Infeções: Associadas aos Cuidados de Saúde: A cirurgia de ambulatório reduz o risco de complicações e infeções hospitalares, já que se reduz substancialmente a estadia no hospital quando comparado com o tempo em regime de internamento, minimizando a exposição a patógenos hospitalares.
2. Melhoria dos Resultados Clínicos: Há já demonstração científica que associa a cirurgia de ambulatório a melhores resultados clínicos, com menor incidência de complicações pós-operatórias, menor tempo de recuperação e menor necessidade de readmissões hospitalares.
3. Maior Humanização dos Cuidados: A cirurgia de ambulatório oferece uma experiência mais personalizada e humanizada, permitindo que os doentes recebam os cuidados de forma mais individualizada e confortável. Além disso, a recuperação em casa promove o bem-estar emocional do doente.
4. Recuperação Rápida no Ambiente Familiar: Sabendo-se a importância do bem-estar psicológico para uma rápida recuperação, o regresso a casa promove o conforto de um ambiente familiar. Um regresso às rotinas que consequentemente promove uma retoma mais rápida das atividades diárias normais.
5. Elevados Níveis de Satisfação para Doentes e Cuidadores: O histórico mostra que as pessoas intervencionadas em regime de ambulatório, assim como os seus cuidadores, mostram altos níveis de satisfação com a conveniência, o menor tempo de espera e a recuperação em ambiente mais confortável. Essa é uma satisfação que se traduz numa experiência global mais positiva para todos os envolvidos.
A Cirurgia de Ambulatório é um modelo multidisciplinar com inúmeras vantagens – para os clientes, e para o sistema de saúde em geral. É eficiente, seguro e centrado no doente, apoiando-se no avanço tecnológico para garantir os mais altos padrões de qualidade.
É um trabalho de equipa, em que todos os intervenientes têm o seu papel bem definido e sabem exatamente as funções que desempenham, contribuindo para a qualidade e eficiência de todo o processo.
Ler mais sobre
CirurgiaEste artigo foi útil?
Revisão Científica
Dra. Sónia Vilaça
Coordenador da Unidade de Cirurgia Geral