Sopro no coração: o que é
O sangue flui de modo contínuo e numa única direção dentro das cavidades cardíacas, sem produzir barulho. Quando há uma interferência ou turbulência, pode identificar-se um sopro no coração durante o exame físico médico, através da auscultação cardíaca com o estetoscópio.
No sopro denominado como inocente, a turbulência costuma ser normal, ocorrendo um sopro benigno quando o sangue flui mais rapidamente através do coração. Acontece sobretudo às crianças, devido à desproporção entre os tamanhos das estruturas do coração e dos vasos sanguíneos.
Por outro lado, algumas doenças podem causar o aparecimento de um sopro temporário benigno, sem relação com qualquer doença cardíaca. É o caso da febre, anemia, hipertiroidismo, exercício físico ou gravidez. Porém, em alguns casos, o sopro do coração pode sinalizar a existência de uma das seguintes doenças cardíacas:
Valvulopatias:
Grupo de doenças que se caracteriza pela presença de lesões nas válvulas cardíacas, podendo estas provocar alterações do funcionamento cardíaco e da circulação. A causa mais comum é a febre reumática;
Cardiopatias congénitas:
As cardiopatias congénitas são malformações ou defeitos na estrutura anatómica do coração e nos grandes vasos presentes no nascimento. Muitas vezes são graves, podendo significar risco de vida;
Doença das artérias coronárias:
Ocorre quando a circulação de sangue para uma parte do coração é interrompida, causando lesões no músculo cardíaco e alterações no aparelho subvalvular e valvular.
Fatores de risco para o sopro no coração
- História familiar de doenças cardíacas;
- Doenças durante a gravidez;
- Uso de certos medicamentos;
- Consumo de álcool ou de drogas durante a gestação;
- Hipertensão arterial;
- História de febre reumática;
- Enfarte do miocárdio;
- Hipertensão pulmonar;
- Doenças do miocárdio.
Sintomas de sopro no coração
Nas crianças, as doenças cardíacas que causam sopros são geralmente congénitas. E são geralmente acompanhadas de sintomas como:
- Problemas no desenvolvimento;
- Falta de apetite;
- Perda de peso;
Nos adultos, as doenças desenvolvem-se ao longo do tempo, podendo levar a sintomas como:
- Falta de ar;
- Tonturas;
- Episódios de batimentos cardíacos rápidos;
- Dor no peito;
- Diminuição da tolerância ao esforço físico e, nas fases mais avançadas, sintomas de insuficiência cardíaca;
- Ponta dos dedos, línguas e lábios roxos;
- Tosse frequente;
- Cansaço excessivo;
- Suor excessivo;
- Inchaço ou edema generalizado no corpo.
Diagnóstico
Ainda que o médico consiga muitas vezes através do exame físico estabelecer a causa do sopro no coração, isto nem sempre é possível. Pode, por isso, ser necessário efetuar um ecocardiograma com doppler, que permite identificar o tipo de lesão nas válvulas, medir o grau de insuficiência ou estenose e avaliar os danos no músculo cardíaco.
Tratamento
O sopro não é uma doença, mas sim um sinal de doença, devendo, por isso, tratar-se a patologia que lhe está associada. Se for um sopro temporário ou intermitente, este desaparece após o tratamento das condições que lhe dão origem.