Equipa de Gestão
A Lusíadas Saúde orgulha-se de ter uma equipa com décadas de experiência de gestão na área da saúde.
Sabendo que a aliança entre a gestão e a medicina é imprescindível para manter intacto o core da empresa – a saúde e os cuidados médicos – a equipa de gestão assume o papel de garantir que os profissionais de saúde reúnem as condições necessárias para assegurar que a Lusíadas Saúde cumpre a sua Missão: ajudar as pessoas a viver vidas mais saudáveis e contribuir para que o sistema de saúde funcione melhor para todos.
Lusíadas, SGPS, S.A.
(Presidente)
(Administrador)
(Administrador)
Conselho Consultivo da Lusíadas Saúde
A Lusíadas Saúde procura continuamente o incremento de desempenho do sistema de saúde, assim como a melhoria da saúde e do bem-estar geral da população.
Com esse intuito, o Grupo Lusíadas Saúde trabalha não só com profissionais de saúde, mas também com todos os stakeholders e parceiros com um papel relevante na finalidade de ampliação do acesso de todos a cuidados de saúde de qualidade a preços acessíveis.
O Grupo Lusíadas Saúde entendeu assim como de importância fulcral a criação de um Conselho Consultivo, enquanto órgão multidisciplinar e fórum de consulta, onde encontram assento um conjunto de personalidades de reconhecido mérito, passíveis de contribuir para um melhor desempenho dos objetivos identificados.
Aos três Administradores do Grupo Lusíadas – Vasco Antunes Pereira, CEO, Luís Drummond Borges e Pedro Gonçalves Pereira –, juntam-se no Conselho Consultivo os seguintes elementos, presididos por Leopoldo Cunha Matos.
Leopoldo Cunha Matos (Presidente)
Médico Gastrenterologista e Fellow do European Board of Gastroenterology and Hepatology. Foi Diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Egas Moniz (CHLO) e Diretor Clínico do Hospital Lusíadas Lisboa (2013-2019). Presidiu ao Colégio da Especialidade de Gastrenterologia e à Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia. Preside ao Conselho Consultivo para o Exercício da Medicina Privada e Convencionada da Ordem dos Médicos.
António Bagão Félix
Economista, professor universitário. Ministro e secretário de estado em vários governos nas áreas das Finanças, Segurança Social e Trabalho. Foi conselheiro de Estado, vice-governador do Banco de Portugal, Administrador nos seguros e na banca, Presidente da Comissão Justiça e Paz e membro de órgãos sociais de várias ONG e IPSS. Condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Tem muitas publicações técnicas e vários livros, entre os quais: “Do Lado de Cá, ao Deus-Dará” (2002), “O Cato e a Rosa” (2008), “O Conto do Vigário” (sobre texto de Fernando Pessoa, 2011), “Trinta Árvores em Discurso Direto” (2013), “Ética Aplicada à Proteção Social” (coord., 2018), “Raízes de Vida” (2019).
Daniel de Matos
Licenciado em Medicina desde 1973 e especialista em Medicina Interna (HCL e OM), desde 1981. Requisitado pelo Presidente da República, aos então HCL, de 1986 a 1996. Coordenador do Serviço de Apoio Médico da Presidência da República de 1996 até à presente data. Médico-Chefe dos Serviços Sociais da CGD desde 1983, terminando funções em dezembro de 2017 como Diretor Clínico. Administrador não executivo da HPP Saúde desde maio de 2009 até dezembro de 2010. Presidente da Comissão de Ética para a Saúde do Hospital Lusíadas Lisboa de 2013 a 2016. Condecorado nacionalmente pelo exercício da atividade médica com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo, Grande Oficial da Ordem de Mérito e Grã-Cruz da Ordem de Mérito.
Eurico Castro Alves
Médico, especialista em Cirurgia Geral. Membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia e Membro Fundador e ex-membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Ambulatória. Publicou e coordenou diversos trabalhos na área da Cirurgia Geral, regulação, qualidade e políticas de saúde. Foi membro do Conselho Diretivo da Entidade Reguladora da Saúde, de 2005 a agosto de 2012. Presidiu ao Conselho Diretivo do Infarmed de 2012 a 2015. Em 2015 esteve à frente da Secretaria de Estado para a Saúde do XX Governo Constitucional. É organizador e palestrante em várias conferências e reuniões científicas nas áreas de medicina, de cirurgia geral, de regulamentação e de políticas da saúde. Atualmente é consultor sénior de assuntos médicos e regulamentares de diversas empresas na área da Saúde e Cônsul Honorário em Portugal da República da Guatemala.
Jorge Soares
Licenciado em Medicina, foi professor catedrático de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina de Lisboa (2004-2012) e da Faculdade de Ciências Médicas (1996-2004). Atuou também como Diretor do Departamento de Patologia Morfológica do Instituto Português de Oncologia e do Instituto Nacional de Medicina Legal (delegação de Lisboa). Foi Presidente do Conselho Científico das Ciências da Saúde e da Vida da FCT, da Comissão de Avaliação das Faculdades de Medicina da A3ES e da Comissão Nacional dos Centros de Referência do Ministério da Saúde. Representou como Presidente a Sociedade de Ciências Médicas e as Sociedades Portuguesas de Anatomia Patológica e de Senologia. É Académico Titular (Academia Nacional de Medicina de Portugal) e Académico Correspondente (Real Nacional Academia de Medicina de Espanha, da Real Academia de Medicina de Granada e da Academia das Ciências de Lisboa). Foi diretor da Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço de Saúde e Desenvolvimento Humano, Programas Inovar em Saúde e Conhecimento). É Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
Manuel Augusto Lopes de Lemos
Advogado, preside ao Grupo Misericórdias Saúde desde a sua fundação e é Vice-presidente da Confederação Portuguesa da Economia Social. Presidente do Conselho Geral do Hospital de S. João, representante de Portugal no Comité Consultivo do Programa de Pobreza 3 e Vice-presidente do Comité “Poverty Alleviation” das Nações Unidas. Representa também Portugal no Comité para os Assuntos Sociais da União Europeia e é o perito designado pelo Comité de Regiões para Avaliação do Programa Sócrates na EU. É Presidente da Comissão Especializada Permanente Interdisciplinar para a Natalidade no CES.Condecorado com a insígnia de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, como Cavaleiro da Ordem Soberana Militar de Malta e com a Medalha de Ouro da Segurança Social.
Maria Eduarda Duarte
Professora Catedrática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, onde coordena o Mestrado em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações. Foi Professora Convidada e Visitante em instituições na Europa, Ásia, América do Sul, África e América do Norte. Os seus interesses profissionais incluem teoria, investigação e intervenção no domínio da psicologia da carreira, com incidência nos adultos e no mundo do trabalho. As publicações e apresentações abarcam tópicos sobre os adultos e o mundo do trabalho, avaliação e processos de aconselhamento. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia (2005-2018), é membro de conselhos editoriais de revistas científicas em Portugal, na Europa e também em Revistas Americanas e Ibero-Americanas. Foi diretora do Instituto de Orientação Profissional (2009-2014). Foi membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2013-2014), e de outros órgãos de gestão da Universidade e da Faculdade. Foi Presidente da Counseling Division (2014-2018), da International Association of Applied Psychology (IAAP). É Presidente da UNESCO CHAIR – Lifelong Guidance and Counselling, Universidade de Wroclaw (Polónia). Recebeu o Fellow Award – IAAP (2014), e da European Society for Vocational Design and Counseling (ESVDC) 2015. É auditora de Defesa Nacional desde 2007.