Equipas de referência dedicadas ao
tratamento e prevenção das doenças do aparelho respiratório.

A Pneumologia é a especialidade médica vocacionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho respiratório (vias aéreas, pulmões e pleura).

As Unidades de Pneumologia da Lusíadas Saúde possuem equipas experientes e altamente qualificadas prontas para prestar cuidados de saúde de elevado rigor e qualidade, respondendo de forma integrada às mais variadas doenças do aparelho respiratório.

A Pneumologia na Lusíadas Saúde tem uma importante componente na área da promoção da saúde: os profissionais primam pela preocupação em ensinar a prevenir a doença, de a diagnosticar precocemente e de propor tratamentos capazes de restituir o bem-estar de quem os procura.

Consultas e Exames

  • Consultas

  • Teleconsultas

  • Exames

  • Consulta de Pneumologia

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Consulta de Cessação Tabágica

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Consulta de Pneumologia - Apneia do Sono

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Consulta de Pneumologia - Sono

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Teleconsulta de Pneumologia (via vídeochamada)

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Teleconsulta de Pneumologia - Patologia do Sono (via vídeochamada)

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Pletismografia Corporal Simples

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Espirometria com Prova de Broncodilatação

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Pletismografia Corporal com Prova de Broncodilatação

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Espirometria Simples com Prova de Provocação Inalatória Inespecífica (Metacolina)

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Prova de Difusão

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Espirometria Simples (Estudo dos Volumes e Débitos)

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

  • Actigrafia (7 dias)

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

Corpo clínico

Dr. Manuel Fernandes

Dr. Manuel Fernandes

Coordenador de Pneumologia: Clínica Lusíadas Almada

Coordenador de Pneumologia: Clínica Lusíadas Almada

Coordenador de Pneumologia: Hospital Lusíadas Amadora

Coordenador de Pneumologia: Hospital Lusíadas Amadora

Unidades

Clínica Lusíadas Oriente
Clínica Lusíadas Almada
Hospital Lusíadas Amadora

Áreas de Interesse

Diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias; Asma; Doença pulmonar obstrutiva crónica; Apneia do sono; Infecção respiratória

Dr. André Fabiano

Dr. André Fabiano

Unidades

Hospital Lusíadas Amadora
Clínica Lusíadas Oriente

Áreas de Interesse

Pneumologia geral; Cessação tabágica; Doenças do sono; Tosse crónica; Neoplasia do pulmão; Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC); Asma; Fibrose pulmonar; Outras doenças do interstício pulmonar

Dr. José Boléo-Tomé

Dr. José Boléo-Tomé

Unidades

Hospital Lusíadas Amadora

Áreas de Interesse

Pneumologia; Técnicas Endoscópicas e Pneumologia de Intervenção; Cessação Tabágica

Ver todos

Sono

O Sono é fundamental para a Saúde e é uma necessidade básica do ser humano. Se o Sono não fosse tão importante não passaríamos 1/3 das nossas vidas a dormir.

A quantidade e qualidade do sono são essenciais para o nosso bem-estar físico e mental e para nossa qualidade de vida.

O Sono é tão importante como a Nutrição ou o Exercício físico.

Um Sono de qualidade é fundamental para a memória, concentração aprendizagem, desempenho geral, boa disposição e contribui decisivamente para a felicidade de cada um.
A quantidade de sono adequada varia de pessoa para pessoa e de acordo com a idade.

Um adulto em média necessita de 8h/dia de sono, um recém-nascido dorme entre 16 a 18h/dia, crianças em idade pré-escolar necessitam de 10 a 12h/dia e crianças em idade escolar e adolescentes precisam de pelo menos 10 h/dia.

Dormir pouco aumenta o risco de ter problemas cardíacos, obesidade, diabetes, infeções, alguns tipos de cancro, acidentes e muitos outros problemas de Saúde.

As decisões que tomamos são certamente melhores se dormirmos bem.

As doenças do Sono são muitas vezes subvalorizadas ou não diagnosticadas.

Existem quase cerca de 100 doenças do Sono, sendo as doenças respiratórias do sono, nomeadamente a Síndrome de Apneia do Sono, a indicação mais comum para um pedido de estudo do sono.

Os valores de prevalência da Síndrome de Apneia/Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAOS) são na população geral da ordem de 9 a 24%.

A OMS estima existirem no mundo pelo menos 1000 milhões de pessoas com SAOS, sendo que cerca de 90%, não estão diagnosticados.

A SAOS é uma doença respiratória do sono que se caracteriza por presença de apneias (ausência de fluxo respiratório) ou hipopneias (diminuição acentuada do fluxo respiratório), associadas a diminuição dos níveis de oxigénio no sangue, durante o sono. 

As queixas mais comuns referidas nesta doença são o ressonar frequente, paragens respiratórias observadas pelo companheiro/companheira, acordar cansado e excesso de sonolência diurna.

Existe um maior risco de acidentes na condução automóvel e de doenças cardiovasculares (acidente vascular cerebral, enfarte agudo do miocárdio e hipertensão arterial) nesta doença. O diagnóstico deve ser feito através de um Estudo do Sono adequado.
 
A perda de peso pode curar alguns casos e existem outras opções de tratamento como a cirurgia ou dispositivos de avanço mandibular.

A Insónia (dificuldade em adormecer e/ou manter o sono ou acordar demasiado cedo) ou Privação do Sono são problemas bastante comuns, podendo necessitar de tratamento não farmacológico ou farmacológico.

Existem doenças do movimento relacionadas com o Sono; doenças relacionadas com o ritmo circadiano do Sono;  Distúrbios Centrais causadores de hipersonolência como a Narcolepsia; Parasónias como o sonambulismo e muitas outras doenças do Sono.

O Bruxismo noturno é um distúrbio caracterizado pelo aparecimento regular e frequente de sons relacionados com o apertar e ranger dos dentes durante o sono. Associa-se a desgaste dos dentes, a dor muscular mandibular matinal ou dores de cabeça. A avaliação em consulta de Medicina Dentária/Estomatologia é importante.
Se suspeita que tem ou que alguém da sua família tem uma doença do Sono procure a ajuda do seu Médico Assistente ou de um Médico Especialista no Sono.

No Hospital Lusíadas Amadora encontra uma equipa de profissionais com competência e experiência em Medicina do Sono, nomeadamente no diagnóstico e no tratamento multidisciplinar e individualizado do seu problema do sono.

No nosso Laboratório do Sono realizamos Estudos do Sono, nomeadamente a Polissonografia, que é o exame do sono mais completo, chamado de nível I, (com aferição da pressão da ventilação não invasiva, se necessário) ou outros exames como o Teste de Latência Múltipla e Teste de Manutenção da Vigília

Também realizamos Estudos do Sono (nível II ou III) no domicílio e Actigrafia, um exame que permite compreender melhor o seu padrão de sono.

A maioria das doenças do Sono são tratáveis e podem ser resolvidas.

Apneia do Sono

Apneia do Sono é a paragem involuntária da respiração durante o sono, que se considera anormal quando dura 10 segundos ou mais. Nas Hipopneias não há paragem completa da respiração mas o fluxo inspiratório fica muito comprometido e tem consequências na oxigenação do sangue. Quando as Apneias e as Hipopneias ocorrem em mais de 5 vezes por hora de sono e frequentemente com sintomas,  diz se que há Síndrome de Apneia do Sono.

As queixas mais sugestivas são cansaço ao acordar, excesso de sono durante o dia, sono ao volante, roncopatia, podendo associar-se diminuição da memória e de outras capacidades intelectuais, diminuição da atividade sexual, necessidade de urinar durante a noite, irritabilidade. Habitualmente há excesso de peso, com pescoço curto e largo.

Perante a suspeita de uma Síndrome de Apneia do Sono é obrigatório a realização de uma Polissonografia.
 

Tratamento do Síndrome de Apneia do Sono

O tratamento do Síndrome de Apneia do Sono assenta em três atitudes fundamentais:

  1. Otimização do peso Corporal
  2. Intervenção cirúrgica sobre a Via Aérea Superior
  3. Ventilação não invasiva durante o sono, nomeadamente com CPAP

O CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) consiste na aplicação contínua de pressão positiva à via aérea superior e é o tratamento de eleição para a Apneia Obstrutiva do Sono mais grave.

O tratamento com CPAP melhora os aspetos relacionados com a vitalidade, a saúde cardiovascular, o relacionamento social e a saúde mental.
 

Polissonografia

O Registo Poligráfico de Sono Noturno e a Polissonografia destinam-se ao diagnóstico de perturbações do sono nomeadamente Apneia do Sono, que consiste na ocorrência durante o sono de paragens respiratórias (apneias).

Estas apneias devem durar mais de 10 segundos, com uma frequência superior a 5/hora e por vezes originarem descidas no valor do oxigénio no sangue.

Se estas alterações estão presentes, com grande probabilidade a estrutura do sono está alterada e assim a sua qualidade. Daí que apesar de um número suficiente de horas de sono, pode surgir:

  • cansaço ao acordar

  • sono excessivo durante o dia

  • sono ao volante

  • irritabilidade, perda de memória,

  • diminuição da líbido

O exame pode ser executado no nosso Laboratório do Sono ou no domicílio. Deve ser o Médico a decidir qual o mais apropriado a cada situação clínica.
Não exige qualquer preparação prévia e não tem contraindicações nem riscos.
 

Cessação Tabágica

A evidência científica diz-nos que o consumo, ainda que esporádico, de produtos de tabaco está associado a um aumento de diversas doenças, sobretudo respiratórias, cardiovasculares e cancros. Existe genericamente um risco aumentado de morte.

O tabagismo, seja em cigarro, charuto ou cachimbo, é considerado a principal causa de mortalidade evitável. 

Mesmo pessoas com idade avançada ou com doenças graves e de mau prognóstico podem sentir os benefícios de deixar de fumar. Os fumadores têm pior resposta a alguns medicamentos inalados (corticóides) utilizados no tratamento da asma e da DPOC. Nos doentes com cancro e que fumam pode ocorrer diminuição do efeito da quimioterapia.

Se tiverem um acompanhamento especializado a maioria dos fumadores refere melhoria de confiança e autoestima quando deixam de fumar.

Numa consulta de cessação tabágica é feita uma avaliação personalizada de eventuais efeitos deletérios associados ao consumo de diferentes produtos de tabaco. Após uma análise cuidadosa da história tabágica, avaliação de grau de dependência e motivação é elaborado um plano de apoio ao fumador que poderá incluir: prescrição de medicamentos, plano nutricional, etc. É fundamental um acompanhamento do fumador ao longo de todo o processo, que inclui por vezes fases de recaída com necessidade de mais do que uma tentativa, até atingir um sucesso duradouro. 
 

Contactos

Fale connosco

21 499 93 80

8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301

Lusíadas
Descarregue a app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Av. Hospitais Civis de Lisboa, 8

2724-002

Amadora