O Hospital Lusíadas tem Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade? 

O curso de Preparação para o Parto e Parentalidade atualmente está disponível em formato Online. Pode consultar informação no seguinte link: https://lusiadas.up.events/

 

A lista de maternidade em vigor é a que está publicada no vosso site? 

Sim, a lista encontra-se atualizada e pode ser consultada aqui. Se o acompanhante optar por ficar, deverá trazer também produtos de higiene, pijama e 2 ou 3 mudas de roupa fresca. 

 

Na lista da maternidade não mencionam fraldas e produtos de higiene para o bebé, nem pensos higiénicos para a mãe. Estão incluídos?

Sim, serão fornecidos produtos de higiene para o bebé e fraldas, cuecas descartáveis e pensos higiénicos para a mãe. No entanto pode trazer os produtos da sua preferência. 

 

A maternidade disponibiliza bola de Pilates e almofada de amamentação às grávidas? 

A maternidade dispõe de bolas de Pilates e almofadas. Se se sentir mais confortável pode trazer a sua almofada de amamentação e a sua bola de Pilates.

 

Posso conhecer a maternidade antes do parto? 

O hospital fornece um serviço de visitas à maternidade. Neste tour poderá conhecer o percurso da grávida desde o internamento até a alta. As visitas devem ser agendadas nos seguintes horários: 6ª feiras às 10h (exclusivo em Inglês) e às 14h. Sábados às 12h e às 14h.

 

Como funciona o acesso ao hospital por parte da grávida? É na entrada comum com os outros clientes? Há medidas de rastreio? 

A entrada para o internamento de Obstetrícia, seja por parto programado ou parto espontâneo, é feita entrada principal do hospital (entre as 8h – 22h) onde são encaminhadas para a urgência de Obstetrícia no Piso 2. 
Após as 22h a admissão é feita pela Unidade de Atendimento Urgente, Piso -1.

 

O acompanhante pode assistir às consultas e ecografias na gravidez?

Para reforçar a segurança de todos, é permitido 1 acompanhante em todas as consultas e ecografias. Compreendemos que é um momento que deveria ser idealmente partilhado, mas somos obrigados a zelar pela segurança das nossas grávidas e bebés. 

 

As visitas na Maternidade estão limitadas de alguma forma?

A grávida/puérpera tem direito a um acompanhante, que pode permanecer com ela, durante todo o internamento. Pode receber visitas entre as 12h e as 20h.

 

O acompanhante pode ficar com a grávida num quarto privado antes de a criança nascer?

Os quartos da maternidade são quartos individuais, poderá permanecer junto dela durante todo o internamento.

 

Após o nascimento o bebé é separado da mãe ou continua junto da mãe?

A permanência do bebé junto da mãe é hoje a opção mais recomendada devido aos seus benefícios para os pais e bebés. Após o nascimento e durante o internamento preconizamos o alojamento conjunto da mãe e bebé. No entanto também temos Berçário, mediante pedido dos pais. Mediante justificação clínica mãe e bebé podem ser separados. Caso o bebé seja internado na Neonatologia, os pais podem ir visitar o bebé.

 

No caso de cesariana permitem contacto pele com pele e amamentação na 1ª hora de vida? O bebé fica sempre com a mãe durante o tempo no recobro?

Desde que mãe e bebé estejam estáveis, é preconizado o contacto pele a pele. É promovida a amamentação na primeira hora de vida. É sempre preconizado o alojamento conjunto, desde que mãe e bebé estejam estáveis.  que mãe e bebé estejam estáveis. 

 

Qual a duração do internamento na Maternidade?

A alta da mãe e bebé será entre o 2º e 3º dia pós-parto, se a situação clínica da mãe e do bebé o permitirem.

 

Quais os exames e vacinas realizados ao bebé?

O bebé é observado pelo Neonatologista no nascimento e todos os dias no Internamento.
O Rastreio de Doenças Metabólicas (teste do pezinho) é feito entre os 3 e os 6 dias de vida. Pode ser realizado no dia da alta ou programado caso a alta aconteça antes dos 3 dias de vida. 
O bebé faz também o Rastreio Auditivo Neonatal e a vacina Engerix B (Hepatite B). O plano de vacinação do bebé é iniciado no hospital com a administração da vacina anti-hepatite B.
Nas consultas o médico Neonatologista irá alertar para a data de administração das vacinas seguintes, de forma a dar continuidade ao Plano Nacional de Vacinação, de acordo com as normas da DGS.
a DGS.