A patologia oncológica assume-se como um dos mais relevantes problemas de saúde pública no século XXI. Efetivamente, o cancro não só afeta uma faixa considerável da nossa população, como a sua incidência tem vindo a aumentar ao longos das últimas décadas.
De entre as patologias oncológicas, as que têm origem no aparelho urinário, como o cancro da próstata, o cancro da bexiga e o cancro do rim, assumem um especial destaque, tanto pela sua prevalência como pelo seu impacto na vida dos doentes e nas suas famílias.
A Unidade de Urologia Oncológica do Hospital Lusíadas Vilamoura tem como objetivo diagnosticar e tratar os doentes com neoplasias urológicas, de acordo com a mais recente evidência científica e utilizando as mais modernas opções diagnósticas e terapêuticas disponíveis, de forma a poder fornecer o tratamento mais adequado a cada caso específico.
Áreas de Atuação
Cancro da Próstata
Tratando-se de uma das mais prevalentes neoplasias a nível nacional e internacional (cerca de 450.000 casos anuais na união europeia) e de uma das mais importantes causas de mortalidade (cerca de 150.00 mortes anuais na união europeia), o cancro da próstata é uma dos mais importantes diagnósticos que afeta a população masculina.
Ao longo dos últimos anos, têm sido muitas as novidades ao nível do diagnóstico e tratamento do cancro da próstata. A Unidade de Urologia Oncológica do Hospital Lusíadas Vilamoura tem ao seu dispor as mais recentes tecnologias que permitem diagnosticar e tratar o cancro da próstata, de forma eficaz e minimamente invasiva.
-
Ecografia por micro-ultrassons
-
Ressonância magnética multiparamétrica da próstata
-
Biópsia prostática de fusão
-
Terapêuticas focais
-
Cirurgia laparoscópica
-
Cirurgia robótica
-
Hormonoterapia de segunda geração
Cancro da Bexiga
Dada a sua relação com fatores de risco como exposição ocupacional ou hábitos tabágicos, o cancro da bexiga tem assumido um papel considerável na população. Efetivamente, o cancro da bexiga é uma das Neoplasias mais relevantes a nível mundial, não só pela sua frequência mas principalmente pelo facto de se tratar de uma das principais causas de contacto com os cuidados de saúde.
A Unidade de Urologia Oncológica do Hospital Lusíadas Vilamoura tem ao seu dispor as mais recentes tecnologias que permitem diagnosticar e tratar o cancro da bexiga, de forma eficaz e minimamente invasiva.
-
Cistoscopia flexível
-
Ureterorenoscopia flexível
-
Citologia urinária
-
Uro-TC
-
Ressecção transuretral
-
Cirurgia laparoscópica
Cancro do Rim
Dada a grande disponibilidade de exames complementares de diagnóstico, tem-se verificado um aumento do diagnóstico de cancros do rim, principalmente em fase inicial, o que tem permitido a realização de tratamentos minimamente invasivos e com potencial de preservação do rim.
A Unidade de Urologia Oncológica do Hospital Lusíadas Vilamoura tem ao seu dispor as mais recentes tecnologias que permitem diagnosticar e tratar o cancro do rim, de forma eficaz e minimamente invasiva.
-
Tomografia computorizada
-
Ressonância magnética nuclear
-
Biópsia renal
-
Cirurgia laparoscópica
-
Cirurgia Robótica
Outros Cancros
-
Cancro do testículo
-
Cancro do pénis
-
Cancro da glândula supra-renal
Coordenação
Dr. Tiago Ribeiro de Oliveira
Coordenador de Urologia: Hospital Lusíadas Vilamoura
Unidades
Equipa
Dr. Daniel Oliveira Reis
Unidades
Dr. Pedro Laranjeira Barros
Unidades
Contactos
Fale connosco
28 989 20 40
24 horas/dia, 365 dias
Chamadas internacionais
+351 217 704 040
geral@lusiadas.pt
Escreva-nos um email, coloque dúvidas e peça-nos informaçõesPresencialmente
Rua da Lusotur
8125-406
Quarteira