A realização e o desenvolvimento da investigação são uma aposta da Lusíadas Saúde, afirmando-se como um Grupo inovador e em constante evolução. Contamos com a realização de vários estudos, entre ensaios clínicos e inúmeros estudos observacionais, desenvolvidos por equipas multidisciplinares dedicadas à investigação.
Nesta área, ambicionamos desenvolver os melhores estudos clínicos com impacto significativo na geração de conhecimento científico e na oferta de novas opções terapêuticas a quem nos procura. Contribuindo para o cumprimento da nossa missão de saber cuidar das pessoas e das suas famílias, através da melhoria contínua de uma experiência de excelência, humana e próxima, para que confiem sempre em nós para viver uma vida saudável e plena.
Investigação Clínica
Os estudos clínicos podem ser divididos em duas grandes categorias:
Ensaios, nos quais o investigador intervem para prevenir ou tratar uma doença
Um estudo de intervenção testa uma intervenção - um potencial medicamento, dispositivo médico, atividade ou procedimento - em pessoas.
Habitualmente, estes estudos denominam-se “ensaios clínicos”
Estudos observacionais, nos quais o investigador não faz nenhuma intervenção e os doentes recebem tratamento com base em decisões clínicas.
Estes estudos não testam potenciais tratamentos. Por sua vez, os investigadores observam os participantes no seu plano de tratamento atual e acompanham os resultados inerentes ao respetivo estado de saúde.
Ensaios Clínicos:
Segundo a Lei nº 21/2014 artigo 2º d), «Ensaio clínico ou ensaio» é qualquer investigação conduzida no ser humano, destinada a descobrir ou a verificar os efeitos clínicos, farmacológicos ou outros efeitos farmacodinâmicos de um ou mais medicamentos experimentais, ou a identificar os efeitos indesejáveis de um ou mais medicamentos experimentais, ou a analisar a absorção, a distribuição, o metabolismo e a eliminação de um ou mais medicamentos experimentais, a fim de apurar a respetiva segurança ou eficácia»
Estudo da Iniciativa do Investigador
Um Estudo da Iniciativa do Investigador é um estudo com base científica, podendo ser patrocinado pelo próprio Investigador ou por uma entidade independente.
A Lusíadas Knowledge Center está empenhada em apoiar a investigação para responder às necessidades das pessoas na área da saúde em todo o mundo, independentemente do seu domínio de atuação.
Dessa forma, oferece esta oportunidade a investigadores internos e externos, que estejam interessados em conduzir a sua própria investigação relacionada com as áreas terapêuticas integradas na Lusíadas Saúde.
Acompanhamos as várias áreas de atuação:
-
Apoio no planeamento do estudo;
-
Apoio na preparação da documentação a enviar às entidades competentes;
-
Realização de orçamentos;
-
Identificação e apoio a candidaturas a fundos nacionais e fundos europeus.
Colaboração como parceiros externos em Ensaios Clínicos
A Lusíadas Knowledge Center apoia a Lusíadas Saúde na colaboração e implementação, enquanto entidade externa com outros Centros de Ensaios Clínicos, nomeadamente na realização de meios complementares de diagnóstico.
Perguntas frequentes:
Direitos e Deveres do Participante de um Ensaio Clínico
A participação num ensaio clínico é voluntária. Antes de iniciar a sua participação num ensaio clínico, é-lhe explicado de modo completo todos os objetivos, os riscos e os inconvenientes do estudo clínico, bem como as condições em que este é realizado. A qualquer momento do ensaio pode retirar o seu consentimento à sua participação no mesmo, sem qualquer prejuízo ou alteração nos cuidados de saúde que lhe são ou venham a ser prestados. É-lhe assegurado o direto à sua integridade moral e física, assim como à sua privacidade e proteção de dados pessoais que lhe dizem respeito. Tem direito a um seguro que cobre a responsabilidade civil do promotor e do investigador. Quaisquer decisões clínicas tomadas serão da responsabilidade de um profissional de saúde devidamente qualificado para as tomar. Deverá seguir todas as recomendações do médico responsável e cumprir o plano do ensaio. Informar o médico responsável sobre o seu tratamento atual, incluindo outros medicamentos comprados sem receita médica. Durante o decorrer do ensaio sempre informar o médico responsável sobre o estado da sua doença e de novos sintomas ou sinais, até à conclusão do ensaio. Poderá contactar a qualquer momento um membro da equipa do ensaio para obter mais informações, se assim o desejar.
Riscos e Benefícios
Não existem evidências de que poderá beneficiar ou não da sua participação no ensaio, uma vez que o fármaco em estudo ainda não demonstrou evidências suficientes de que será mais benéfico do que o tratamento padrão. Porém, existe a possibilidade de que o fármaco em estudo seja benéfico, possibilidade esta que é avaliada pelo seu médico, que apenas lhe propõe a sua inserção no ensaio caso considere que essa possibilidade terá impacto suficiente na melhoria da sua saúde e que se sobrepõe a qualquer risco que possa estar associado. Se aceitar participar no ensaio, terá acompanhamento médico próximo e toda a equipa de investigação (composta pelo médico, enfermeiros, farmacêuticos, coordenadores de estudo, entre outros) estará empenhada em garantir que os procedimentos do estudo apresentam o menor risco possível. Não tem também qualquer custo associado à sua participação no ensaio.
Uma vez que se trata de um ensaio clínico com a aplicação de um medicamento experimental, existem sempre riscos associados ao ensaio e fármaco em estudo, que serão sempre descritos e explicados antes de aceitar participar no ensaio.
Como posso obter mais informação?
- CEIC: https://www.ceic.pt/
- INFARMED, I.P: https://www.infarmed.pt/
- RNEC: https://www.rnec.pt/pt_PT
Lei de Investigação Clínica nº 21/2014: Consulte aqui
Ensaios Clínicos
A Recrutar
Oncologia
Patologia: Cancro da Bexiga Músculo Invasivo
Fase:III
Estudo randomizado, aberto e multicêntrico de Fase III para determinar a Eficácia e segurança de Durvalumab em combinação com Tremelimumab e Enfortumab Vedotin ou Durvalumab em combinação com Enfortumab Vedotin para Tratamento Perioperatório em doentes Inelegíveis para Cisplatina ou que recusam cisplatina submetidos a cistectomia radical para Cancro da Bexiga Músculo Invasivo.
ID Protocolo: AZ VOLGA D910PC00001
EudraCT No: 2020-005452-38
Gastrenterologia
Patologia: Esofagite Eosinofílica
Fase:III
Ensaio duplo-cego, duplo simulado, randomizado, não-inferioridade fase III sobre a eficácia e tolerabilidade de um tratamento de 6 semanas com 2 mg uma vez por dia contra 1 mg duas vezes por dia de orodispersíveis de budesonida para indução de remissão histológica em adultos com esofagite eosinofílica.
ID Protocolo: BUL-8/EEA
EudraCT No: 2020-001314-37
Em curso
Dermatologia
Patologia: Dermatite Atópica
Fase:III
Um estudo de Fase 3, 24 semanas, randomizado, controlado por placebo, duplo-cego para avaliar a eficácia, segurança e tolerabilidade da monoterapia com Rocatinlimabe (AMG 451) em indivíduos adultos com dermatite atópica moderada a grave.
ID Protocolo: ROCKET-Ignite20210142
EudraCT No: 2022-000711-31
Cardiologia
Patologia: Fibrilhação Auricular
Fase: III
Um ensaio de fase 3 para investigar a eficácia e a segurança do inibidor oral FXIa asundexiano (BAY 2433334) em comparação com apixabano em participantes com fibrilhação auricular em risco de acidente vascular cerebral.
ID PProtocolo: 19767 - OCEANIC AF
EudraCT No: 2022-000758-28
Encerrado
Urologia
Patologia: Bexiga hiperativa idiopática
Fase: II
Estudo exploratório, prospetivo, multicêntrico, randomizado, com dupla ocultação, controlado por placebo + dispositivo simulado, para avaliar a segurança, usabilidade e eficácia inicial da combinação ViXe para administração intravesical de XEOMIN® no tratamento de doentes do sexo feminino com bexiga hiperativa idiopática (OAB)
ID Protocolo: ViXe-CLP-0002
EudraCT No: 2022-501759-95-00
Oncologia
Patologia: Cancro urotelial
Fase: III
Um estudo de fase 3 de Erdafitinib em comparação com Vinflunina ou Docetaxel ou Pembrolizumab em partipantes com cancro urotelial avançadao e aberrações do gene FGFR selecionadas.
ID Protocolo: 42756493BLC3001 - THOR
EudraCT No: 2017-002932-18
Quer participar num Ensaio Clínico?
Se tiver mais dúvidas, contacte-nos:
- Contacto Geral – investigacao.knowledgecenter@lusiadas.pt
Investigação, Mestrado, Doutoramento & Inovação
A Lusíadas Knowledge Center assessoria nos Projetos em âmbito de Mestrados e Doutoramento que queiram realizar a sua investigação na Lusíadas Saúde.
Bolsas de Investigação Lusíadas Knowledge Center:
Estas bolsas destinam-se a Profissionais de Saúde que exerçam a sua atividade nas unidades Lusíadas e que estejam a realizar programas de doutoramento em universidades nacionais.
São atribuídas anualmente até um máximo de três bolsas, cada uma com o valor máximo de 15 mil euros.
Vencedores Bolsas 2021:
- Médica na Unidade de Pediatria do Hospital Lusíadas Lisboa
- Médico na Unidade de Cardiologia do Hospital Lusíadas Lisboa
- Enfermeira na Unidade de Neonatologia do Hospital de Cascais
Vencedores Bolsas 2022:
- Médico na Unidade de Cuidados Paliativos e de Medicina Geral e Familiar do Hospital Lusíadas Lisboa
- Médico na Unidade de Cardiologia do Hospital Lusíadas Amadora
Aceda aqui à Biblioteca Lusíadas Knowledge Center
Onde pode aceder à revista científica Lusíadas Scientific Journal, ao Global Clinical Journal e ao Repositório.