23 Maio 2024
Hospital Lusíadas Monsanto lança campanha para normalizar Saúde Mental e reduzir estigma da doença
O Hospital Lusíadas Monsanto lança uma campanha nacional que visa alertar para a importância da saúde mental e para a necessidade de eliminar o estigma associado a estas doenças e ao seu tratamento – Cuidar da saúde mental é normal. E merece dedicação total.”
Criada pela McCann, a campanha parte da premissa de que a saúde começa na mente e cuidar da saúde mental é o primeiro passo para uma vida mais saudável e mais equilibrada. A campanha reforça a importância de não ignorar a dor emocional, da mesma forma que não se desvaloriza a dor física. Sendo a saúde uma condição holística, que exige harmonia entre o corpo e a mente, a comunicação reforça que as doenças mentais devem ser tratadas como qualquer outra doença, sem medo e sem rótulos.
Assim, a agência desenvolveu várias peças onde se estabelece esse paralelismo através de quatro headlines diferentes, mas todos lembrando uma verdade inegável: “Ninguém escolhe ter cancro. Nem ter uma doença mental”; “Ninguém escolhe ter diabetes. Nem ter uma depressão”; “Ninguém escolhe ter epilepsia. Nem ter uma dependência”; “Ninguém escolhe ter um enfarte. Nem ter um burnout.
Esta campanha arranca precisamente seis meses após a aquisição do Hospital Monsanto, fundado em 1962, pelo Grupo Lusíadas Saúde e acompanha o anúncio de um projeto clínico inovador em Portugal, focado no Bem-Estar e Saúde Mental.
Consolidando a oferta e integrando o corpo clínico anteriormente disponível nos outros hospitais do Grupo na região de Lisboa, a unidade prioriza, nesta fase, a intervenção em doenças mentais, tais como Adições, Depressão e Burnout, em resposta à crescente necessidade de intervenção nestas áreas em Portugal.
“O Hospital Lusíadas Monsanto vai inspirar os portugueses a olharem para a sua saúde mental de uma forma mais atenta, sem medo e sem receio de procurarem ajuda para uma dor que não se vê, mas que se sente, e muito, e que precisa de ser tratada com a mesma prioridade e com a mesma atenção que uma dor física. E é, por isso, que a assinatura desta campanha é tão forte e, ao mesmo tempo, tão assertiva – Cuidar da saúde mental é normal. E merece dedicação total”, salienta Filipa Pinheiro Marques, Administradora do Hospital Lusíadas Monsanto.
A campanha, que arranca na próxima semana, vai estar disponível numa rede de mupis séniores e standards que integra quase 200 pontos estratégicos na Grande Lisboa, Amadora, Alfragide e Sintra. Vai estar presente, também, noutros suportes de comunicação, tais como rádio, imprensa, digital e owned media.