08 Julho 2014
Lusíadas inovam na cirurgia da catarata
O Hospital Lusíadas Porto é o único hospital do norte do país a ter o Laser de Femtosegundo (LensX), a técnica mais avançada do mundo na cirurgia da catarata.
Trata-se de um aparelho que funciona praticamente como um bisturi eletrónico, guiado pelo médico.
A cirurgia da catarata a laser introduz uma segurança incomparavelmente maior: cerca de metade da cirurgia deixa de ser realizada manualmente pelo médico e passa a ser realizada automaticamente pelo aparelho laser de alta precisão. A recuperação é muito mais rápida e os riscos muito menores.
Estar na linha da frente no que diz respeito à tecnologia é, desde sempre, um dos nossos lemas, e este procedimento é apenas mais um passo rumo ao futuro que, para nós, é já o presente.
Na opinião do Dr. Nuno Gomes, coordenador da Unidade de Oftalmologia do Hospital Lusíadas Porto: «apesar dos grandes avanços na cirurgia de catarata, alguns dos passos mais críticos e sujeitos a complicações continuavam a estar dependentes unicamente da perícia do cirurgião. Com a introdução do laser na cirurgia de catarata a segurança e previsibilidade da intervenção alcançou novos patamares. Deste modo, a cirurgia oferece um padrão de segurança e eficácia tão elevado que nos permite indicar a cirurgia com a certeza de que o risco é mínimo. A precisão da cirurgia é também bastante mais elevada o que é fundamental, por exemplo, no caso dos implantes de lentes multifocais para a correção da presbiopia ou "vista cansada". O efeito da cirurgia é "eterno", a lente não precisa de ser trocada com o passar do tempo.»