19 Junho 2024

Lusíadas Saúde garante assistência “do corpo à mente” no primeiro fim de semana do Rock in Rio Lisboa

A Lusíadas Saúde regressou ao Rock in Rio como serviço médico oficial do festival, desta vez com uma resposta reforçada para incluir, pela primeira vez, cuidados de saúde psicológicos assegurados por uma equipa clínica do Hospital Lusíadas Monsanto, em linha com o mote do grupo: “Do corpo à mente, ouvimos a tua saúde”.

Este reforço, assim como a localização privilegiada do Hospital do Rock no Parque Tejo, junto à zona de restauração, entre os palcos Super Bock Digital Stage e Palco Galp, permitiu que a Lusíadas Saúde prestasse cuidados de saúde a 661 pessoas durante o primeiro fim de semana do festival.

Da saúde física à saúde mental, a estreita colaboração do grupo de saúde com os parceiros de segurança do evento garantiu uma resposta ágil, eficaz e totalmente integrada às necessidades dos festivaleiros.

Durante o primeiro fim de semana do festival, as cefaleias (relacionadas com a exposição solar e algum grau de desidratação), as feridas (decorrentes de quedas e calçado desadequado ao recinto) e as lesões osteoarticulares foram as ocorrências físicas diagnosticadas com maior frequência. Paralelamente, o serviço médico da Lusíadas Saúde proporcionou um apoio psicológico dedicado e personalizado junto dos festivaleiros que deste necessitaram, assegurando um ambiente tranquilo e seguro para todos. 

Complementarmente, a Lusíadas Saúde distribuiu 10 mil pulseiras com o número de urgência médica, facilitando a deslocação imediata dos carros de apoio e/ou ambulâncias, que estiveram estrategicamente posicionados no recinto e responderam às necessidades do público.

O Hospital do Rock integra uma unidade clínica outdoor constituída por 12 equipas distribuídas pelo recinto – oito equipas de suporte básico de vida e quatro dedicadas ao suporte avançado de vida. Além disso, conta com infraestruturas de assistência fixas, incluindo um centro médico com gabinete de observação, sala de reanimação e uma área dedicada à imagiologia; um posto de saúde localizado atrás do palco principal que presta assistência a situações clínicas menos complexas.

A equipa de coordenação, mantendo-se a mesma das edições anteriores, ofereceu um elevado nível de organização e resposta, assegurando uma assistência médica rápida e eficaz aos festivaleiros no Parque Tejo. Esta equipa é composta por três profissionais do Grupo Lusíadas Saúde, uma médica e dois enfermeiros: Dr.ª Sofia Lourenço, Enf.º Rui Dias e Enf.º Bruno Matos.
“Os primeiros dois dias do evento decorreram com tranquilidade. Embora as ocorrências registadas, na sua grande maioria, não tenham sido consideradas graves, é importante reforçar algumas dicas básicas de prevenção e preparação para o próximo fim de semana. Por exemplo, prestar atenção aos cuidados de hidratação e proteção solar, bem como à utilização de vestuário e calçado adequados”, refere Rui Dias, enfermeiro coordenador do Rock In Rio e do Internamento Médico-Cirúrgico do Hospital Lusíadas Lisboa.