Siga esta trend e adote hábitos de vida saudáveis.
Fique atento aos sinais do seu corpo e faça exames de rotina.
A luta contra o cancro começa na prevenção. Adotar um estilo de vida saudável e não descurar os exames de rastreio são decisões simples, mas que ajudam a reduzir o risco de cancro. Conheça as razões.
Ao contrário do que se possa pensar, a maioria dos cancros não resulta de fatores hereditários que passam de geração em geração. Segundo a American Cancer Society, apenas 5 a 10% dos cancros são hereditários pelo que a esmagadora maioria das vezes, o cancro resulta de fatores ambientais, como o meio em que a pessoa vive e o seu estilo de vida. Por isso, na luta contra o cancro é muito importante adotar hábitos saudáveis e, ao mesmo tempo, fazer exames de rastreio regulares para detetar eventuais doenças de forma precoce.
Se tem mais de 45 anos é especialmente importante fazer:
Rastreio Cancro da Mama
Os rastreios regulares têm contribuído decisivamente para a deteção precoce de muitos casos de doença que acabam por ter um final feliz, dada a eficácia da rápida intervenção clínica.
Importante para o rastreio e deteção precoce do cancro da mama, a mamografia é um exame que utiliza o raio-X e permite uma avaliação geral da mama.
A mamografia deve ser realizada, mesmo sem sintomas, a partir dos 45 anos, de dois em dois anos.
Rastreio Cancro da Mama (2/2 anos)
Mulheres 45-74 anos
Mamografia + Consulta Ginecologia
Rastreio Cancro da Próstata
O cancro da próstata é atualmente o que tem maior incidência na população masculina, sendo diagnosticados em Portugal, mais de seis mil casos por ano.
Em média, um em cada seis homens será diagnosticado com cancro da próstata ao longo da sua vida. Estes números podem ser controlados com uma prevenção eficaz e um diagnóstico precoce.
O rastreio deste tipo de cancro é feito com base numa simples análise ao sangue para medir os níveis de PSA (Antigénio Específico da Próstata). Se tem mais de 50 anos, marque o seu rastreio.
Rastreio Cancro da Próstata (anual)
Homens 50-75 anos
PSA + Consulta Medicina Geral e Familiar
A importância do diagnóstico precoce
Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro são detetados, anualmente, em Portugal, cerca de 9.000 novos casos de cancro da mama e 6.000 casos de cancro da próstata. O cancro da mama é um tumor maligno que se inicia nas células da mama e que atinge maioritariamente as mulheres e o cancro da próstata um dos tumores mais frequentes no homem. O diagnóstico precoce destas patologias, associado ao tratamento correto, ditam o sucesso do seu tratamento.
Neste Outubro Rosa e Novembro Azul, queremos que siga a trend e comece, desde já, a partilhar hábitos de vida saudáveis com o seu corpo. Fique atento aos sinais e sintomas do seu corpo e vá ao médico com regularidade. Faça os seus exames de rotina e programas de rastreio. A prevenção é a melhor tendência.
Lidar com o diagnóstico
Apesar de todos os avanços da medicina, a palavra 'cancro' continua a provocar medo. Procure um especialista e coloque todas as suas dúvidas. Confiar na equipa médica que o acompanha é muito importante. São eles que irão delinear uma estratégia de tratamento e de recuperação da doença.
Nas Unidades Lusíadas, disponibilizamos uma abordagem multidisciplinar coordenada, suportada por uma elevada especialização profissional e tecnológica, em prol do diagnóstico e tratamento das doenças da mama.
Acompanhamento familiar
Em qualquer fase deste processo, o envolvimento da família e amigos é determinante para a recuperação do doente. Quem está mais próximo deve entender que possam existir oscilações de humor, falta de apetite e de sono no paciente. Fale abertamente com as pessoas que lhe são mais próximas. É importante que se sinta apoiado e reconfortado para o motivar a continuar os tratamentos. Procure acompanhamento psicológico para ajudar a ultrapassar o processo.
Para mais informações ligue:
Linha de Saúde Lusíadas