Todos os anos são contabilizadas milhões de mortes que poderiam ser evitadas com a prevenção adequada.
Alinhados com a nossa missão, gostamos de pensar a medicina e a saúde a partir da prevenção e focamo-nos em oferecer uma vida plena e mais saudável aos nossos clientes. E é com esse propósito que surge o Programa Cuidar+.
Se tem mais de 50 anos é especialmente importante fazer:
Mulher
Homem
Mulher
Rastreio Cancro da Mama
Os rastreios regulares têm contribuído decisivamente para a deteção precoce de muitos casos de doença que acabam por ter um final feliz, dada a eficácia da rápida intervenção clínica.
Importante para o rastreio e deteção precoce do cancro da mama, a mamografia é um exame que utiliza o raio-X e permite uma avaliação geral da mama.
A mamografia deve ser realizada, mesmo sem sintomas, a partir dos 45 anos, de dois em dois anos.
Rastreio Cancro da Mama (2/2 anos)
Mulheres 45-74 anos
Mamografia + Consulta Ginecologia
Rastreio Cancro da Próstata
O cancro da próstata é atualmente o que tem maior incidência na população masculina, sendo diagnosticados em Portugal, mais de seis mil casos por ano.
Em média, um em cada seis homens será diagnosticado com cancro da próstata ao longo da sua vida. Estes números podem ser controlados com uma prevenção eficaz e um diagnóstico precoce.
O rastreio deste tipo de cancro é feito com base numa simples análise ao sangue para medir os níveis de PSA (Antigénio Específico da Próstata). Se tem mais de 50 anos, marque o seu rastreio.
Rastreio Cancro da Próstata (anual)
Homens 50-75 anos
PSA + Consulta Medicina Geral e Familiar
Rastreio Cancro Colo do Útero
O cancro do colo do útero tem na sua origem a infeção pelo vírus do papiloma Humano (HPV) de alto risco. Este vírus transmite-se facilmente, qualquer pessoa pode ser infetada e não são necessários comportamentos de risco – 75% dos indivíduos com menos de 50 anos têm ou tiveram a infeção.
Na maioria dos casos o HPV desaparece não sendo ainda possível determinar em que situações é que persiste e evolui para uma lesão pré-cancerosa sendo portanto importante a prevenção para evitar a doença grave.
Para além da vacinação profilática contra o HPV, incluída no Plano Nacional de Vacinação desde 2020, a melhor forma de prevenção do cancro do colo do útero é o rastreio através do teste do HPV e a citologia de 5 em 5 anos para mulheres entre os 25 e os 65 anos.
Rastreio Cancro do Colo do Útero (5/5 anos)
Mulheres 25-65 anos
Pesquisa do HPV em citologia cervical + Consulta Ginecologia
Rastreio Cancro do Pulmão
O cancro do pulmão é o cancro com maior mortalidade na Europa. Anualmente, surgem em Portugal cerca de 5000 novos casos de cancro do pulmão, resultando em mais de 4000 óbitos.
Apesar da evidência científica demonstrar que o rastreio do cancro do pulmão, em pessoas de alto risco, aumenta as taxas de sobrevivência, a sua implementação ainda não está amplamente difundida.
O exame mais eficaz na deteção precoce do cancro do pulmão é a tomografia computorizada (TC) de baixa dose. Todas as pessoas consideradas de risco, nomeadamente fumadores com idade superior a 50 anos, devem realizar avaliação médica anualmente.
Rastreio Cancro do Pulmão (anual)
Fumadores 50-74 anos
TC Pulmão Baixa Dose + Consulta Pneumologia
Rastreio Cancro Colorretal
O rastreio é fundamental na prevenção desta patologia oncológica, cuja prevalência tem vindo a aumentar em Portugal — incluindo em idades mais jovens.
É possível fazer uma deteção precoce deste cancro, estando disponíveis exames que, além de um diagnóstico rigoroso, permitem remover os pólipos ou lesões que mais tarde poderiam originar o tumor maligno.
O rastreio deve ser realizado a cada 5 anos por meio de uma colonoscopia a homens e mulheres com mais de 50 anos.
Rastreio Cancro Colorretal (5/5 anos)
50-74 anos
Colonoscopia + Consulta Medicina Geral e Familiar
Escolher a prevenção é a melhor solução.
Fale com o seu médico e aconselhe-se sobre os rastreios que deve realizar.
Cuide de si e invista numa vida mais saudável.