Hipotiroidismo: o que precisa de saber
O que é o hipotiroidismo?
O hipotiroidismo surge quando a glândula da tiroide não produz hormonas suficientes para o funcionamento normal do organismo porque as hormonas tiroideias regulam a energia do corpo.
Como afeta o organismo?
Em último caso, o hipotiroidismo pode afetar todos os órgãos do organismo, pois estes dependem da hormona da tiroide para funcionar. Em situações extremas, o próprio coração começa a funcionar mais devagar.
Quem é afetado?
Estima-se que 3% da população sofra de hipotiroidismo, mas esta é uma doença da tiroide que afeta muito mais mulheres, especialmente a partir dos 30 anos. Para cada homem que sofre de hipotiroidismo, há quatro mulheres com a doença.
Causas
Pode ser provocado pela falta de iodo na dieta, mas a tiroidite autoimune é a causa mais frequente. Trata-se de uma doença provocada pela presença de anticorpos contra a tiroide, ou seja, é o próprio organismo que ataca a glândula da tiroide, num mecanismo que é comum a todas as doenças autoimunes. A doença também pode resultar de alguns tratamentos para tratar nódulos ou mesmo cancro da tiroide. O tratamento com iodo radioativo pode limitar a função da tiroide, assim como intervenções cirúrgicas em que se tem de retirar parte desta glândula, ou mesmo a sua totalidade.
Sintomas mais comuns de hipotiroidismo
- Aumento de peso;
- Inchaço;
- Cansaço;
- Queda de cabelo;
- Fragilidade das unhas.
Como é feito o diagnóstico?
Uma análise sanguínea permite fazer o diagnóstico rigoroso desta doença da tiroide.
Como se trata?
O hipotiroidismo trata-se com medicamentos: a hormona tiroideia sintética substitui a função da hormona natural. A medicação para o hipotiroidismo corrige na totalidade o défice. Podem ser necessários ajustes na medicação, mas o doente fica compensado. É importante que seja vigiado ao longo da vida mas, estando a fazer o tratamento adequado, não sofre complicações.