1 min

O bê-á-bá de uma cirurgia

“O que acontece então na sala operatória durante uma cirurgia?”. A Unidade de Anestesiologia do Hospital Lusíadas Lisboa responde.

“O que acontece então na sala operatória durante uma cirurgia?”. A Unidade de Anestesiologia do Hospital Lusíadas Lisboa responde.

 

  • Antes da entrada na sala

Os profissionais envolvidos (a equipa da sala operatória é formada por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares)  têm a responsabilidade de preparar o material e fármacos específicos ao procedimento cirúrgico.

  • Após entrada na sala

É conectado a vários monitores que permitem avaliar as funções vitais (tensão arterial, frequência cardíaca, ritmo cardíaco e respiração). Estes permanecem ligados durante toda a intervenção.

  • Checklist 

Antes de ser anestesiado o cirurgião e o anestesiologista confirmam os detalhes acerca da sua história clínica e o que deve esperar após a realização da cirurgia.

  • Após a aplicação da anestesia

A equipa continua os preparativos para a sua cirurgia. Isto pode incluir a colocação de uma algália, mais acessos venosos, limpeza do local da intervenção cirúrgica e colocação de panos estéreis. Os cirurgiões preparam-se vestindo bata e luvas esterilizadas. Estes são ajudados pela enfermeira instrumentista que fornece e organiza todos os instrumentos necessários e pela enfermeira circulante que tem a responsabilidade de ter na sala todo o material para a cirurgia. Independentemente do tempo de cirurgia vão estar sempre presentes na sala médicos e enfermeiros a cuidar de si.

  •  No final da cirurgia

O anestesista vai acordá-lo e posteriormente transferi-lo para uma Unidade de pós-operatório onde estará uma equipa de enfermagem que lhe prestará cuidados até ter alta para o internamento ou para a Unidade de Ambulatório.

Ler mais sobre

Cirurgia

Este artigo foi útil?

PT