Medicamentos: aprenda a ler a bula passo a passo
Sabe ler a bula dos medicamentos?
“Nos medicamentos com receita médica a indicação clínica já obedece a critérios de rigor médico, pelo que a leitura da bula deve ser normalmente feita para questões relacionadas com precauções e advertências sobre sinais ou sintomas de alerta que devem levar à sua interrupção”, explica Sérgio Coimbra, coordenador da Unidade de Medicina Interna do Hospital Lusíadas Porto.
Já nos medicamentos de venda livre é necessário saber exatamente para que se destinam, porque se está a optar por essa escolha e o que consta na bula. “Se surgirem efeitos indesejáveis, o medicamento deve ser de imediato interrompido e comunicado ao seu médico ou farmacêutico”, esclarece o médico. Estes são os tópicos a que deve prestar maior atenção.
Como ler uma bula passo a passo
1. Composição
Apresenta o nome científico do princípio ativo e sua concentração. Normalmente também refere em que forma farmacêutica se apresenta – suspensão, comprimidos, cápsulas, xarope - , assim como se contém algum corante ou outra substância.
2. Indicações
Informa sobre as doenças e em que situações o medicamente é usado. Por vezes, o mesmo pode servir para várias enfermidades diferentes.
3. Contraindicações
Explica em que condições o medicamento deve ser evitado. Por exemplo, se for contraindicado em pacientes asmáticos, significa que pessoas que já apresentam um quadro de asma não o podem usar, mas não significa que o medicamento cause asma.
4. Efeitos secundários
São as reações indesejáveis que o uso do medicamento pode causar. É importante que esteja atento e, caso sinta algum dos sintomas referidos, consulte de imediato o seu médico.
5. Interações medicamentosas
São problemas que podem surgir quando se administram dois medicamentos ao mesmo tempo. Informe sempre o seu médico sobre os medicamentos que está a tomar e, no caso de medicamentos de venda livre, pergunte ao farmacêutico sobre os riscos de interação.
6. Precauções
São cuidados que se devem ter durante o uso do medicamento, como por exemplo evitar bebidas alcoólicas durante o tratamento.
7. Posologia
Indica qual a dose do medicamento a administrar e a dose máxima diária, que nunca deve ser ultrapassada.
8. Sobredosagem
Indica o que fazer no caso de uma intoxicação.
A bula traz ainda indicações adicionais como:
- Nome e morada do responsável pela autorização de introdução no mercado;
- Efeitos em grávidas, latentes, crianças, idosos e doentes com patologias especiais;
- Efeitos sobre a capacidade de condução e utilização de máquinas;
- Indicação do momento mais favorável à administração do medicamento;
- Duração do tratamento médio;
- Indicação de como suspender o tratamento se a sua suspensão causar efeitos de privação;
- Precauções especiais para a destruição dos produtos não utilizados ou dos resíduos derivados dos medicamentos, quando for caso disso, e data da elaboração ou da última revisão do folheto.