Hipertensão na gravidez: o que é e como prevenir
Tensão arterial é o termo que designa a pressão que o sangue exerce na parede das artérias por onde circula. Isto é, as paredes ficam sob tensão, distendidas pela pressão sanguínea. A pressão arterial deve encontrar-se dentro dos valores considerados normais: 120-129 (máxima) e 80-84 (mínima) mm Hg. Entre 130-139 e 85-89 mm Hg fala-se em limite superior do normal e, a partir desse valores começamos a falar de hipertensão arterial (que poderá ter vários níveis de gravidade). A hipertensão na gravidez é mais usual após as 20 semanas de gestação, mas existem fatores que contribuem para aumentar o risco:
- A grávida ter mais de 35 anos;
- Estar grávida pela primeira vez;
- Doenças como a obesidade e/ou diabetes;
- Alimentação desequilibrada.
A hipertensão arterial é um fator de risco para diversas doenças e, durante a gestação, apresenta vários perigos. A hipertensão na gravidez - acima de 140/90 mmHg - contribui para uma gravidez de risco e pode levar ao desenvolvimento de pré-eclâmpsia, uma complicação grave que pode provocar o parto pré-termo caso não seja tratada adequadamente. A hipertensão "está associada a um aumento de peso súbito e de proteínas na urina e requer, em muitos casos, uma monitorização e internamento hospitalar", refere ainda o médico.
Quando consultar o obstetra
Além das consultas normais de acompanhamento, a grávida deve consultar o seu obstetra se tiver:
- Dor de cabeça constante, especialmente na nuca;
- Dores fortes na barriga;
- Alterações na visão;
- Inchaço de determinadas partes do corpo como pernas, mãos e face.
Como prevenir a hipertensão na gravidez
A grávida deve:
- Repousar bastante;
- Ingerir uma quantidade moderada de água;
- Fazer exercício físico;
- Fazer uma alimentação cuidadosa e equilibrada, com pouco sal e fritos mas que garanta ingestão de vitaminas e cálcio (1,5gr/dia);
- Evitar beber café, álcool ou fumar.