Hidratação no desporto: proteja os jovens atletas
Água, muita água. É esta a máxima que os seus filhos devem seguir quando praticam desporto. À medida que o esforço físico é maior, aumenta a necessidade de fluidos para o organismo estar corretamente hidratado. Beber água é fundamental tanto para a saúde e bem-estar das crianças, como para um bom desempenho desportivo.
A hidratação antes, durante e depois da prática desportiva permite:
- Regular a temperatura corporal;
- Compensar as perdas de água ocorridas através da transpiração.
Riscos da falta de hidratação e sinais de alerta
Quando o organismo não tem água suficiente para as funções básicas pode ficar desidratado, com consequências graves para a saúde. Mesmo que ligeira, uma desidratação continuada pode ter consequências negativas no sistema cardiovascular, respiratório, digestivo e renal. Esteja atento aos seguintes sinais de alerta nas crianças:
- Sede;
- Lábios e língua seca;
- Confusão e letargia;
- Irritabilidade;
- Deterioração do desempenho cognitivo;
- Sensação de aumento da temperatura corporal;
- Vertigens, dores de cabeça, náuseas ou vómitos.
Crianças desportistas vs. adultos desportivos: as diferenças
A hidratação no desporto é uma preocupação que se aplica tanto a crianças desportistas como a adultos. No entanto, as crianças têm um risco acrescido de desidratação a que é preciso estar atento. Esta foi a conclusão de um estudo coordenado por Kristen D’Anci, do Laboratório de Nutrição e Neurocognição da Tufts University, em Massachusetts (EUA), publicado na revista científica Nutrition Reviews. Eis alguns dos fatores que influenciam a vulnerabilidade das crianças e jovens atletas:
- Menor sensibilidade à sensação de sede;
- Maior dependência de terceiros (pais ou educadores, sobretudo) para abastecimento de água;
- Processo diferente de regulação da temperatura corporal;
- Menor produção de suor e maior absorção de calor (devido ao maior rácio entre a área de superfície e a massa corporal).
Qual a quantidade de água necessária?
Uma hidratação adequada para a atividade desportiva das crianças requer a ingestão de água antes, durante e depois do exercício. Num artigo publicado na Paediatrics & Child Health, Laura Purcell, da Sociedade Pediátrica Canadiana, recomenda as seguintes quantidades de água:
Tome nota destes conselhos sobre hidratação no desporto
- As quantidades adequadas à hidratação correta das crianças desportistas dependem sempre da idade/peso da criança, bem como da temperatura exterior e do nível de esforço. Adapte a ingestão de água às necessidades reais dos seus filhos e esteja atento a qualquer sinal de desidratação.
- Mesmo sem atividades desportivas no calendário, a hidratação é fundamental. Segundo o Instituto de Hidratação e Saúde, as crianças entre os 2 e os 3 anos devem beber diariamente um litro de água. Entre os 4 e os 8 anos, a quantidade recomendada passa a 1,2 litros. A partir dos 9 e até aos 13 anos, aponte para 1,4 litros para as meninas e 1,6 litros para os meninos. Adolescentes e adultos devem ingerir entre 1,5 litros (sexo feminino) e 1,9 litros (sexo masculino).
- A hidratação adequada pode ser feita também através da ingestão de sumos de fruta natural (sem adição de açúcar), chá ou leite.