2 min

5 desportos ao ar livre para uma primavera ativa

Depois do frio, da chuva intensa e do tempo pouco convidativo, uma estação tão aguardada como a primavera traz uma série de boas novidades. Por um lado, a renovação energética de que precisamos para um maior equilíbrio e bem-estar. Por outro, o apelo ao exercício físico ao ar livre, individualmente ou em grupo.

Quais as vantagens do desporto ao ar livre?

A atividade física em espaço aberto é benéfica para a saúde do corpo e da mente. A exposição à luz do sol promove a produção de vitamina D, essencial aos ossos e ao fortalecimento do sistema imunológico. Depois, há vantagens para todos os gostos: da resistência cardiorrespiratória à melhoria da qualidade do sono. Além disso, está provado que o contacto com a natureza reduz o stress e a ansiedade. 

5 desportos ao ar livre

Aproveitar os dias mais longos e as temperaturas amenas para praticar exercício físico é uma excelente maneira de se manter ativo e saudável. Aqui estão cinco sugestões de desportos para desfrutar nesta primavera:

  1. Caminhada: é uma atividade acessível a todos e a cada um, seja qual for a idade ou a forma atual. E é também a melhor forma de descontrair e usufruir do lado mais natural da estação, seja em trilhos, em parques ou à beira-mar. Além das vantagens para o sistema respiratório, é bom para o emagrecimento e para o equilíbrio mental.
  2. Surf: para quem gosta de modalidades mais radicais e de estar em pleno contacto com o mar, esta é uma boa opção. Antes de começar a investir numa prancha e em todo o tipo de equipamentos, o ideal será procurar uma boa escola e ter algumas aulas de iniciação. O surf tem a vantagem de trabalhar todos os grupos musculares, além de ser benéfico para o sistema nervoso.
  3. Ioga: é uma ótima maneira de estar em sintonia perfeita com o espaço envolvente, com todos os sentidos alerta. Além de permitir trabalhar a flexibilidade, é importante para o equilíbrio e harmonia interior. Tem também um grande potencial energético, com grandes benefícios no dia a dia.
  4. Escalada: para aqueles que privilegiam a aventura, a escalada ao ar livre é uma atividade a ter em conta. Não só permite contrariar o medo, como também leva a superar desafios físicos e reforçar a autoconfiança. É um daqueles casos em que os efeitos positivos se sentem por dentro e por fora. 
  5. Ciclismo: viver a natureza a pedalar, sozinho ou com amigos, é sempre uma experiência revitalizante. Em trilhos ou em estrada, é uma atividade que facilmente se torna também num passeio, com vantagens para a resistência física e uma maior sensação de tranquilidade.

Independentemente do desporto escolhido, a primavera convida a sair de casa e a explorar novos horizontes. Aproveite-a bem e comprometa-se com um estilo de vida mais ativo e saudável durante a estação.

Para saber mais sobre os benefícios do desporto ao ar livre, clique aqui.

Ler mais sobre

Desporto

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Tiago Esteves de Carvalho

Dr. Tiago Esteves de Carvalho

Coordenador da Unidade de Medicina Física e de Reabilitação / Fisiatria

PT