Use protetor solar o ano inteiro
Mesmo quando o sol não espreita, não se deixe enganar: os raios ultravioleta estão presentes todo o ano e são nocivos para a pele e para os olhos. Sabia que o uso regular do fotoprotetor durante a infância e adolescência reduz a incidência na vida adulta do cancro cutâneo em 78%? Com a ajuda de Ana Barata Feio, coordenadora da Unidade de Dermatologia do Hospital Lusíadas Amadora, ajudamos na escolha do protetor solar mais adequado para si e para a sua família, o ano inteiro.
Como escolher o protetor solar?
Os fotoprotetores são uma mera ferramenta cujo benefício depende de como são utilizados, protegem a pele da radiação ultravioleta (UV) e atuam absorvendo, refletindo ou dissipando a luz solar. Os ecrãs mais comerciais são uma combinação de dois ou mais agentes fotoprotetores de modo a protegerem dos UVB e também UVA. Preparados com fator de proteção solar superior a 30 tendem a ter uma cobertura de amplo espetro, pois absorvem parte dos UVA.
Ecrãs físicos
- Absorvem, refletem ou dissipam a radiação visível e os UV;
- São essencialmente o óxido de zinco, dióxido de titânio, óxido magnésio, talco, cloreto férrico e calamina;
- Pela enorme capacidade de refletir e dissipar a luz solar (e de não irritar os olhos) são recomendados para as crianças, especialmente nas zonas de pele sensível (nariz, orelhas e lábios);
- Tradicionalmente mais opacos e de difícil remoção, já existem ecrãs físicos micronizados e fluidos que reduzem a sua visibilidade na pele. Também existem coloridos, para que as crianças colaborem com a aplicação como se tratasse de uma brincadeira.
Ecrãs químicos
- Os agentes químicos atuam como filtros protetores por absorverem a radiação UV;
- Podem ser apresentados na forma de cremes geles, loções sprays ou espuma;
- São transparentes e criam um fino filme transparente quando aplicados na pele o que os torna cosmeticamente agradáveis.
Como e quando usar o fotoprotetor?
- Deve ser igual ou superior a 30 para a atividade diária;
- Deve ser aplicado diariamente pela manhã na pele fotoexposta, incluindo pavilhões auriculares e dorso dos pés e mãos;
- Deve evitar-se o Sol das 11 às 17 horas;
- Deve ser aplicado 30 minutos antes da fotoexposição para permitir a penetração na camada da pele;
- Deve conter ecrãs que protejam contra os UVB e UVA;
- Peles claras que nunca bronzeiam ou necessitam de proteção antienvelhecimento ou anti-hiperpigmentação necessitam fotoprotetores com FPS 50+ e os tons mais escuros entre 30 a 50;
- Mesmo sendo à prova de água devem ser reaplicados após a natação ou transpiração;
- Qualquer protetor solar deve ser reaplicado cada 1 ou 2 horas;
- Todas as pessoas devem usar também óculos de fotoproteção UV.
Sublinhamos que
O uso regular do fotoprotetor durante a infância e adolescência reduz a incidência na vida adulta do cancro cutâneo em 78%.