2
min
Defenda-se da gripe e das constipações
Bons hábitos alimentares, uma hidratação adequada e vestuário adequado à temperatura ambiente podem dar uma grande ajuda na prevenção da gripe e das constipações.
Apesar de os vírus responsáveis pela gripe e constipações se manterem ativos durante todo o ano, geralmente é nos dias mais frios que os espirros, tosse e febre surgem com mais frequência. É que a exposição a mudanças de temperatura e a níveis mais elevados de humidade tende a aumentar, o que contribui para a multiplicação dos vírus.
Como se defender da gripe e das constipações
Opte por vestuário adequado à temperatura dos ambientes em que estiver:
- Ajuda a evitar que o organismo se ressinta de tantas mudanças;
- O ideal é que vista várias peças de roupa, para que possa ajustar o volume de agasalhos à medida que vai passando de espaços climatizados para espaços mais frios.
Evite ambientes fechados e mudanças de temperatura:
- Uma maior aglomeração de pessoas aumenta o risco de contágio e mesmo em casa o ambiente nem sempre é suficientemente arejado, por isso evite, se possível, locais como centros comerciais e transportes públicos;
- Areje frequentemente as várias divisões da habitação;
- Sair do carro ou de uma sala climatizada para a rua mal agasalhado não é uma boa opção.
Não fume:
- Os fumadores estão menos defendidos, porque a atividade imunológica em geral é menor, quer porque têm o aparelho respiratório menos competente.
Pratique exercício físico:
- É uma excelente forma de reforçar o sistema imunológico;
- Permanecer ativo durante todo o ano é uma boa opção para quem quer defender-se de possíveis ataques de vírus e bactérias.
Hidrate-se:
- Mesmo que não lhe apeteça muito, beba água! Muita! Mantenha-se bem hidratado, bebendo água, chá ou sumos naturais. Quando o organismo está bem hidratado, as secreções nasais são mais fluidas, o que é essencial para a eficaz captura e bloqueio dos germes.
Hábitos de higiene:
- Evite o contágio, lavando as mãos sempre que for à casa de banho, vier da rua e antes das refeições;
- Não partilhe talheres, copos ou pratos com outras pessoas.
Ler mais sobre
Doenças InfecciosasEste artigo foi útil?
Revisão Científica
Dr. Abel Garcia Abejas
Coordenador da Unidade de Cuidados Paliativos
Hospital Lusíadas Lisboa
Últimos Artigos
PT