A Cirurgia Geral é a especialidade médica vocacionada para o tratamento cirúrgico abdominal, videolaparoscópico e de trauma.
Enquanto especialidade estruturante, dispõe de equipas de cirurgiões com grande experiência e relevo nacional em várias áreas de atividade da especialidade, como a Cirurgia Digestiva, a Cirurgia Oncológica ou a Cirurgia de Obesidade.
Nas Unidades de Cirurgia Geral da Lusíadas Saúde pratica-se uma medicina de precisão, adaptando o procedimento mais eficaz à pessoa e patologia em particular. É uma Cirurgia Geral que assegura práticas inovadoras e humanizadas que seguem elevados padrões de qualidade compatíveis com as expectativas e exigências dos clientes.
Consultas e Exames
-
Consultas
-
Teleconsultas
-
Consulta de Cirurgia Geral
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Consulta de Cirurgia Geral - Obesidade e Doença Metabólica
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Consulta Cirurgia Geral - Cancro da Pele
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Consulta de Cirurgia Geral - Mama
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Consulta de Proctologia
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Consulta de Cirurgia Geral - Esófago e Estômago
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Consulta de Cirurgia Geral - Tiróide e Endócrina
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Consulta de Cirurgia Geral - Cólon e Recto
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Consulta de Cirurgia Geral - Hérnia Complexa e Parede Abdominal
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Teleconsulta de Cirurgia Geral (via vídeochamada)
Faça a marcação online através do nosso Portal
Corpo clínico
Dra. Maria João Lima
Unidades
Áreas de Interesse
Cancro Cólon e Reto; Cirurgia Geral; Proctologia
Dr. Viorel Taranu
Unidades
Áreas de Interesse
Cirurgia Geral; Cirurgia da Obesidade e Doença Metabólica; Proctologia
Dra. Rita Barroca
Unidades
Áreas de Interesse
Cancro do Cólon e Recto; Cirurgia Geral; Proctologia
Consulta Cirurgia Geral – Mama
O cancro da mama é um problema de Saúde Pública.
Em 2018, foram diagnosticados, a nível mundial, cerca de 2,1 milhões de novos casos. Em Portugal, em 2020, foram diagnosticados cerca de 7000 novos casos.
Constata-se anualmente um ligeiro acréscimo de novos diagnósticos, cada vez em idades mais precoces. Uma em cada oito mulheres irá desenvolver cancro da mama e um em cada cem cancros da mama ocorrem no homem.
Na Clínica Lusíadas Oriente contamos com uma equipa multidisciplinar, constituída por especialistas em diferentes áreas médico-cirúrgicas (Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Imagiologia e Oncologia) para o diagnóstico, tratamento e seguimento do cancro da mama. Na área da Oncologia e Radioterapia trabalhamos em articulação com o Hospital Lusíadas Amadora. Para além do tratamento de situações benignas e malignas, realizamos cirurgia diferenciada na área da cirurgia oncoplástica e cirurgia reconstrutiva.
Radioterapia
Contamos, ainda, com o apoio da consulta de Ginecologia, Medicina Geral e Familiar e Fisiatria
Quais são os fatores de risco para o cancro da mama?
Existem alguns fatores de risco conhecidos, como por exemplo: idade, com maior risco acima dos 55 anos; excesso de peso e obesidade; consumo de bebidas alcoólicas; fumar tabaco; não praticar exercício físico; menarca precoce(<12anos) ou menopausa tardia(>55anos); ausência de gravidezes ou a primeira gravidez após os 30 anos; não ter amamentado; exposição a estrogénios (terapêutica hormonal de substituição); história pessoal ou familiar ou de cancro da mama, sendo que são conhecidos fatores hereditários em 5 a 10% dos casos.
Quais são os sinais de alarme para o cancro da mama?
O ideal é não deixar evoluir a situação e recorrer ao médico assim que detetar uma alteração na sua mama. Os sinais mais frequentes que fazem suspeitar de um cancro de mama são: deteção de um nódulo ou área endurecida, irregular e com crescimento; alteração da coloração da pele da mama, pele em casca de laranja ou retração da pele da mama; inversão do mamilo ou corrimento mamilar (aquoso ou sanguinolento); nódulos na axila.
Como posso prevenir e detetar precocemente o cancro da mama?
Não existem formas seguras de prevenir o cancro da mama, mas existem formas de reduzir alguns fatores de risco nomeadamente: praticar exercício físico, manter o peso ideal, limitar ou evitar o consumo de álcool e tabaco.
Quanto mais precoce for o diagnóstico de cancro da mama maiores são as probabilidades de cura ou remissão. Na ausência de sintomas o diagnóstico precoce passa por um rastreio clínico e imagiológico periódico adaptado à situação clínica da pessoa, nomeadamente com observação médica e mamografia. Em situações de risco elevado podem ser necessários outros exames como por exemplo ressonância magnética mamária. A idade recomendada para o rastreio na população em geral é a partir dos 45 anos e na população de alto risco ou com alterações genéticas, a partir dos 30 anos.
Quando deve dirigir-se a uma consulta de cirurgia geral – mama?
-
Se apresentar uma alteração a nível da mama independentemente da idade: nódulo, dor, desconforto, alteração da pele da mama ou do mamilo, corrimento mamário ou nódulo axilar.
-
Se fez um exame mamário que apresenta alterações (BI-RADS 3 ou superior).
-
Se tiver história familiar de cancro da mama ou outros fatores de risco.
-
Para uma consulta de vigilância, tanto em doentes de alto risco para cancro da mama, como em doentes que já tiveram cancro da mama e foram tratados e desejam fazer o seguimento.
Deve levar uma mamografia à Consulta de Cirurgia Geral – Mama?
Se já tiver realizado um exame mamário deve trazê-lo para a consulta. Caso não tenha realizado deve aguardar pela avaliação nesta consulta, uma vez que a necessidade de um exame de imagem vai depender de vários fatores. Consoante a situação, será indicado o melhor exame para a sua situação clínica, que pode variar desde ecografia, mamografia, tomossíntese a ressonância magnética. A nossa equipa tem Imagiologistas experientes e dedicados à área da mama, o que resulta para si num diagnóstico mais personalizado, mais qualificado e rápido. Nas nossas unidades realizam-se diferentes exames imagiológicos, para garantir o estudo da situação clínica, assim como intervenções como biópsias, colocação de arpões, clips, entre outros.
Com que seguros trabalhamos?
A Clínica Lusíadas Oriente tem acordos com as principais seguradoras e subsistemas de saúde.
Conheça os artigos do nosso Blog
Contactos
Fale connosco
21 499 93 80
8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301
geral@lusiadas.pt
Escreva-nos um email, coloque dúvidas e peça-nos informaçõesPresencialmente
Rua Álvaro Pedro Gomes, nº 13
2685-138
Sacavém