Dos Pés à Cabeça
O que podemos aprender com os hipocondríacos? Muito, na verdade. Podemos ficar a conhecer perigos que nunca nos ocorreu imaginar, e assim antecipar comportamentos preventivos ou de vigilância.
É isso que vamos fazer neste podcast: através de conversas leves e bem-dispostas, ficaremos a saber o que atormenta alguns dos hipocondríacos mais reconhecidos da nossa praça.
Vamos conhecer os receios legítimos (e não tão legítimos) que os nossos convidados têm, do calcanhar de Aquiles ao Alzheimer, das cefaleias às cãibras, em conversas leves e bem-dispostas.
Um podcast/ videocast impróprio para hipocondríacos com oito episódios, lançados quinzenalmente no Spotify e Youtube, a partir de 12 de março.
Episódios
Episódio 1: Madalena Abecasis | Medo de morrer
Madalena Abecasis, “Tia Lena” para os amigos, é digital influencer, mãe de quatro filhos, e, imagine-se só, “hipocondríaca” com a morte, condição que diz impedi-la de aceitar trabalhos que envolvam grandes deslocações. O seu grande medo é deixar os mais novos desamparados, mas será que por detrás deste receio se encontra algo mais?
Episódio 2: Diogo Beja | Germofobia
Em 2020, Diogo Beja foi talvez dos poucos que se sentiu verdadeiramente preparado para lidar com a pandemia. Tudo graças à sua germofobia e ao frasco de álcool etílico 70% que leva sempre consigo (e que, segundo diz, é mais eficaz). Neste episódio, vamos perceber melhor quando e como o medo de germes surgiu na sua vida, e que comportamentos de defesa foi adotando ao longo do tempo.
Episódio 3: Sónia Morais Santos | A rainha dos autodiagnósticos
Sónia Morais Santos (criadora do blogue ‘Cocó na Fralda’) tem uma teoria: a hipocondria é contagiosa, e quem lhe pegou esta maleita foi a sua mãe, que, segundo diz, é ainda mais hipocondríaca. Ao longo da sua vida, diz que já teve vários cancros, sem ter. Porque para ela uma dor nunca é só uma coisinha. Como será assumir o papel de responsável pelo seu permanente autodiagnóstico? A Sónia responde.
O nosso host
O nosso anfitrião não é hipocondríaco apesar do nome terminar em “rim”.
Sempre pronto a receber os nossos convidados (e os seus receios) com o maior sorriso, consegue criar o ambiente perfeito para explorarmos medos e curiosidades sem tabus.
Uma dose de perguntas certeiras e conversas com boa disposição que o vão deixar agarrado ao ecrã a cada novo episódio.
A partir de dia 12 de março, quinzenalmente, não perca o lançamento dos novos episódios do Podcast/ Videocast "Dos Pés à Cabeça".
Escolher a prevenção é a melhor solução
Fale com o seu médico e aconselhe-se sobre os rastreios que deve realizar.
Cuide de si e invista numa vida mais saudável.