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Os órgãos reprodutores explicados às crianças

Há um momento em que as crianças fazem perguntas sobre sexualidade que nem sempre deixam os pais confortáveis. O importante é responder-lhes sempre, sabendo ajustar as respostas à sua idade, como esclarece a pediatra Ana Costa e Silva, da Clínica Lusíadas Faro. Caso não façam perguntas, é preciso tomar a iniciativa de lhes explicar como começa a vida.

O que fazer quando o seu filho faz perguntas sobre os órgãos reprodutores que podem ser embaraçosas?

Mesmo que possa sentir algum desconforto, deve mostrar-se disponível para responder às questões sobre os órgãos reprodutores. É muito importante que ele sinta que pode sempre fazer perguntas, caso tenha dúvidas.

Leve-as a sério, não as menospreze, e evite fazer piadas que possam fazer com que a criança sinta que é um assunto proibido. O seu filho deve sentir que não há nenhum problema em falar de sexo e de reprodução. Quanto mais cedo o assunto surgir, mais fácil sentirá que é natural.

A resposta deve ser adequada à idade

No caso de crianças mais pequenas, pode ser suficiente uma explicação simples, como a sementinha do pai que foi plantada na barriga da mãe. Pode usar desenhos ou ilustrações para explicar os órgãos reprodutores, mas não é aconselhável mostrar-lhes fotografias. Depois, à medida que forem crescendo, vá dando mais pormenores (explicação intermédia), até chegar a uma versão mais aprofundada, quando atingir a adolescência.

E se o meu filho nunca fizer perguntas sobre os órgãos reprodutores?

Escolha um momento tranquilo, sente-se com ele e explique-lhe o que é o sistema reprodutor. Uma vez mais, tem de adequar a explicação à sua idade. Este é um tema de conversa que se vai aprofundando à medida que a criança vai crescendo.

Explicação mais simples

Recorra a um livro ou a sites com ilustrações para mostrar ao seu filho onde ficam os diferentes órgãos reprodutores no homem e na mulher. Procure usar os termos médicos, em vez de palavras infantis ou calão.

Mostre-lhe um desenho tanto da vagina como do pénis e dos testículos. Explique que os órgãos genitais dos rapazes vão ficando maiores à medida que eles crescem, enquanto nas raparigas a mudança visível é o crescimento do peito e o alargamento das ancas. Aproveite para falar das outras mudanças, como o aparecimento de pelos púbicos, tanto no rapaz como na rapariga, e as alterações da voz no rapaz. Esclareça que é durante a puberdade que os rapazes começam a produzir esperma e as raparigas começam a ter menstruação.

Explicação intermédia

Explique que uma mulher pode engravidar depois de começar a ter ciclo menstrual. Descreva a função do útero, dos ovários e das trompas. Se um óvulo for fertilizado, vai implantar-se no útero. Depois explique que o útero tem um revestimento que está preparado para acolher o bebé durante a gravidez.

Não havendo bebé, esta camada é libertada todos os meses, durante o período menstrual. Durante as relações sexuais, o esperma (masculino) pode fertilizar o óvulo (feminino). Esclareça que sem esperma um óvulo não é fertilizado.

Explicação mais aprofundada

Nesta fase, não se trata apenas de explicar com mais profundidade as questões fisiológicas relacionadas com os órgãos reprodutores, é chegado o momento de falar de sexo. Ao falar de sexo, é importante sublinhar a sua relação com o afeto, para não se limitar a dar uma explicação biológica. Sublinhe o carinho que deve estar associado e que se demonstra por beijos e carícias, além da penetração do pénis na vagina.

Pode agora avançar para informações mais biológicas, aproveitando para reforçar a segurança que transmitiu ao seu filho. Explique que o ciclo menstrual das mulheres é regulado por hormonas. São as hormonas que determinam quando um óvulo é libertado e quando começa o ciclo menstrual. Se um óvulo for fertilizado pelo esperma, a mulher fica grávida. Isto sucede quando o pénis penetra na vagina e há ejaculação, mas também pode haver fecundação se a ejaculação ocorrer à entrada da vagina.

Mostre-lhe uma imagem de um bebé no útero, salientando o que é a placenta e o cordão umbilical, que servem para o bebé receber alimento. Sublinhe a responsabilidade que começa com a gravidez e continua com a criação de um filho. E reforce uma vez mais a dimensão afetiva que este assunto inspira. Esta poderá ser uma boa ocasião para falar do preservativo e das suas várias funções.

Transmita a sua disponibilidade

Diga ao seu filho que está disponível para responder a todas as perguntas sobre reprodução, sexo e órgãos reprodutores. É natural que ele fique com vergonha e em muitos casos reaja com repugnância. Não é incomum que ouça: “Que nojo!” Não menospreze a reação e seja compreensivo, sem deixar de explicar o assunto com rigor.  p

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Dra. Ana Costa e Silva

Dra. Ana Costa e Silva

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