Proteja as crianças do frio
Se vai viajar para um destino frio ou nos dias em que as temperaturas baixam drasticamente, veja as recomendações do Hospital Lusíadas do Porto, que indica cuidados especiais com as crianças nos dias e as pessoas mais velhas. O pediatra José Manuel Aparício, responsável pelo Atendimento Urgente Pediátrico do Hospital Lusíadas Porto, recomenda que "se não for possível permanecer em casa, as crianças devem usar várias camadas de roupa como luvas, gorros, meias quentes e cachecóis, de modo a proteger as extremidades do corpo, mesmo que não sintam frio.
"Os cuidados devem continuar no regresso a casa, adianta o pediatra, devendo "retirar o excesso de roupa para manter a temperatura do corpo estável". Outras recomendações prendem-se com a ingestão de bebidas e alimentos quentes, hidratando o corpo com água e cremes para rosto e mãos.
O Hospital Lusíadas Porto promove, durante todo o ano, workshops gratuitos de suporte de vida pediátrico, de forma a explicar aos pais e cuidadores como proteger as suas crianças. Por vezes, um segundo faz a diferença.
Ler mais sobre
CriançaEste artigo foi útil?
Revisão Científica
Prof. Dr. José Manuel Aparício
Coordenador da Unidade de Atendimento Permanente Pediátrico