Como incentivar a atividade física na escola
É fundamental que as crianças se mexam mais. A Academia Americana de Pediatria recomenda a prática de atividade física moderada a vigorosa durante 60 minutos por dia, sendo que apenas 57,5% das crianças e adolescentes entre os 6 e os 14 anos cumprem estas recomendações. Durante a semana, cerca de 36,5% das crianças e adolescentes vê televisão por períodos de tempo iguais ou superiores a 2 horas. Esta prevalência aumenta significativamente aos fins de semana para 71,3%, segundo o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física. Para contrariar estes números, o combate ao sedentarismo tem de ser feito em várias frentes. E, na escola, não pode ser uma responsabilidade exclusiva do professor de Educação Física. Tanto o conselho diretivo como os professores de outras disciplinas podem e devem contribuir para uma vida mais ativa dos alunos. Até porque a prática desportiva favorece a sociabilidade das crianças e dos jovens e, sobretudo no caso dos jogos em equipa, facilita o desenvolvimento das suas competências sociais. Mais: um aluno com bons hábitos desportivos pode entusiasmar a família e os amigos a terem uma vida mais saudável e a procurarem alternativas aos audiovisuais. Assim, como é que os professores podem incentivar os alunos a ser mais ativos? Apresentamos-lhe várias estratégias.
Na sala de aula
- Reduzir pelo menos 5 minutos o tempo que os alunos estão sentados, em cada aula.
O professor pode pedir-lhes que estejam de pé durante a chamada, durante as discussões em grupo e durante a apresentação de trabalhos.
- Explicar os benefícios de praticar uma atividade física.
Explicar aos alunos que praticar desporto estimula a formação de novos neurónios, melhora a capacidade cognitiva, a memória e a agilidade de raciocínio. Os estudos científicos já demonstraram que nas crianças mais fisicamente ativas se verifica uma maior performance académica.
- Promover a reflexão sobre a sua própria prática desportiva.
O professor pode promover o debate sobre a prática desportiva e convidá-los a uma reflexão pessoal. Poderá fazê-lo lançando perguntas como: “Se for preciso fazer uma deslocação dentro do vosso quarteirão, preferem pedir boleia ou ir a pé?” ou “Se for preciso subir ao primeiro andar de um prédio com elevador, o que escolhem: as escadas ou o elevador?”.
Atividade física na escola
- Proporcionar um ambiente rico de materiais que encorajem a atividade física nos intervalos.
Os recreios da escola devem estimular a brincadeira ativa das crianças podendo, para isso, disponibilizar cordas, arcos de hula-hoop ou bolas no espaço escolar.
- Manter os espaços disponíveis para os alunos fora das horas das aulas.
O horário de acesso aos campos de jogos e ao recreio deve ser alargado a antes e depois das aulas.
Incentivar os pais
Os professores podem orientar os pais para que estes incentivem os filhos a ser mais ativos. Há várias estratégias que podem ser sugeridas aos encarregados de educação:
- Limitar o tempo que os filhos passam em frente a ecrãs a um máximo de duas horas por dia. Os jogos de computador não devem ser proibidos, mas usados com moderação;
- A família deverá reduzir o uso do carro no percurso de/para a escola, sempre que possível, privilegiando as caminhadas a pé ou o uso de bicicleta;
- As famílias podem usar parte do tempo livre para fazer alguma atividade física em conjunto, no jardim ou mesmo no passeio perto de casa — os pais podem aproveitar para ensinar às crianças jogos que faziam quando eram mais novos e que implicavam uma boa dose de exercício, como o lenço, o mata e tantos outros;
- Inscrever as crianças em atividades desportivas fora da escola;
- Recompensar as crianças quando estas evitarem comportamentos sedentários.
Fonte: Adaptado de AMIL Saúde: Obesidade Infantil Não.