Quais são os sintomas da menopausa?
A menopausa é a data da última menstruação em consequência da falência ovárica definitiva. O seu diagnóstico ocorre após um ano de ausência de menstruação, o que na população portuguesa ocorre habitualmente entre os 45 e os 55 anos (antes dos 40 é considerado precoce).
No entanto, nem sempre as mulheres sentem as mesmas alterações: "Não há uma regra fixa: a mulher pode sentir todos os sintomas da menopausa ou - se tiver sorte - quase nenhum", explica Marta Marum Azevedo, ginecologista no Hospital Lusíadas Lisboa. Saiba quais são.
Sintomas da menopausa
Os sintomas associados à menopausa resultam dos efeitos da depleção de estrogénios a curto, médio e longo prazo.
Sintomas precoces
- Sintomas vasomotores, vulgarmente designados de afrontamentos - calor súbito, sudorese intensa, palpitações;
- Instabilidade de humor - irritabilidade, insónia.
Tratamentos
O alívio dos sintomas vasomotores é atualmente a única indicação para terapêutica hormonal na mulher em pós-menopausa, e por um período não superior a 5 anos. Como qualquer medicação, a terapêutica hormonal tem contraindicações, devendo os seus riscos e benefícios serem ponderados caso a caso.
Para as mulheres que não possam, ou não queiram, submeter-se a este tratamento hormonal, existem tratamentos alternativos, embora geralmente menos eficazes.
Sintomas intermédios
- Atrofia urogenital - alterações que podem trazer prurido, dispareunia, desconforto, com subsequente impacto na vida sexual;
- Incontinência e infecções urinárias de repetição.
Tratamentos
O tratamento destes sintomas da menopausa é essencialmente tópico e à base de estrogénios, através da aplicação de creme ou comprimidos vaginais, podendo ser associado à terapêutica hormonal já referida, mas com especial efeito no alívio de sintomas locais.
Sintomas tardios
- Osteoporose - resultante da diminuição da densidade mineral óssea, associada ao aumento do risco de fraturas patológicas;
- Diminuição da proteção cardiovascular.
Nota final
Como qualquer ponto de viragem, a menopausa é uma oportunidade para educar para a saúde e estimular a alteração de comportamentos relativos à nutrição e à prática regular de atividade física até porque há algumas doenças que estão associadas à menopausa.
É por isso importante que nesta fase da vida da mulher, esta mantenha ou retome a sua vigilância ginecológica regular.