Exercícios para perder barriga
Não há homem ou mulher que goste de ter uma barriga proeminente. Por isso, falamos-lhe de exercícios para perder barriga, uma forma saudável e eficaz de resolver este problema que vai muito além da preocupação com a estética. Isto porque a gordura abdominal aumenta o risco metabólico, ou seja, o risco de desenvolvermos doenças associadas à obesidade, como a diabetes, aumento do níveis de colesterol, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial, entre outras.
A gordura visceral é aquela que se acumula nas camadas profundas da barriga, envolvendo órgãos como o fígado e os intestinos.
Como medir o perímetro abdominal
Para verificar se a o seu perímetro abdominal está dentro dos parâmetros adequados, é só necessário fazer uma medição muito simples: deve colocar a fita métrica à volta da barriga, acima do osso da anca, e apontar a medida.
Segundo os valores de referência, um perímetro abdominal igual ou superior a 80 centímetros nas mulheres e igual ou superior a 94 centímetros nos homens corresponde a um risco metabólico aumentado. Se for igual ou superior a 88 centímetros no sexo feminino e igual ou superior a 102 centímetros no sexo masculino, trata-se de um risco metabólico muito aumentado.
Exercícios para perder barriga: quais são?
Além de ser recomendável procurar aconselhamento médico, existem exercícios simples que ajudam a perder barriga. Segundo um estudo apresentado pela universidade americana Duke University Medical Center, os exercícios aeróbicos como andar, correr, nadar e pedalar são os melhores para perder a gordura localizada na barriga.
Estes trabalham uma grande quantidade de grupos musculares, são contínuos, prolongados e realizados com movimentos muito rápidos.
A corrida, por exemplo, quando feita com intensidade e, no mínimo, 3 vezes por semana, elimina mais gordura abdominal do que os exercícios de resistência como a musculação.
No entanto, para conseguir uma “barriga seca”, não são apenas os exercícios aeróbicos a fazer todo o trabalho: os exercícios anaeróbicos e uma alimentação equilibrada são igualmente essenciais.
De qualquer forma, há exercícios que pode realizar em casa e que podem ajudar a atingir o objetivo (quase) sem sair do lugar. No entanto, deve consultar o seu médico e saber as suas limitações antes de iniciar qualquer plano de treino.
Exercício 1
- Sente-se na ponta da cadeira e apoie as mãos na zona lateral;
- Levante lentamente as pernas com a força do abdómen. Repita dez vezes e descanse;
- Faça cinco séries deste exercício.
Exercício 2
- Deite-se de barriga para cima, coloque o pé esquerdo em cima do joelho da perna direita. Deixe a mão esquerda deitada ao longo do corpo, como indica a figura, e coloque a mão direita atrás da cabeça;
- Com essa mão a sustentar o peso da cabeça, leve o cotovelo direito em direção ao joelho esquerdo;
- Repita dez vezes e descanse;
- Faça cinco séries deste exercício.
Exercício 3
- Mantenha-se deitado de barriga para cima, levante uma perna de cada vez e mantenha na posição de 90 graus durante dez segundos;
- Repita dez vezes.