A Ortopedia e Traumatologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e ao tratamento dos problemas do aparelho locomotor e traumas do aparelho musculoesquelético.
As Unidades de Ortopedia e Traumatologia são uma referência na Lusíadas Saúde, graças ao seu corpo clínico constituído por equipas multidisciplinares com vasta experiência, que prestam cuidados de excelência nas mais variadas áreas de subespecialização.
Pioneiras nas técnicas mais avançadas e munidas com os equipamentos e as técnicas mais atuais, as Unidades de Ortopedia e Traumatologia da Lusíadas Saúde estão na vanguarda da prestação de cuidados médicos e cirúrgicos. O seu propósito primordial é só um: oferecer a melhor prestação de cuidados de forma a promover o bem-estar das pessoas.
Consultas e Exames
-
Consultas
-
Teleconsultas
-
Exames
-
Consulta de Ortopedia - Joelho
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Consulta de Ortopedia - Coluna Vertebral
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Consulta de Ortopedia - Punho e Mão
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Consulta de Ortopedia - Anca
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Consulta de Ortopedia
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Consulta de Ortopedia - Ombro e Cotovelo
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Consulta de Ortopedia - Tornozelo e Pé
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Consulta de Ortopedia Pediátrica
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Teleconsulta de Ortopedia e Traumatologia (via vídeochamada)
Faça a marcação online através do nosso Portal
-
Consulta de Avaliação de Dano Corporal
Faça a marcação online através do nosso Portal
Corpo clínico
Dr. Nuno Vieira Ferreira
Coordenador de Ortopedia e Traumatologia: Hospital Lusíadas Braga
Unidades
Áreas de Interesse
Patologia e Cirurgia de Ombro e Cotovelo; Patologia e Cirurgia de Punho e Mão; Artroscopia, Artroplastias e Microcirurgia; Medicina Desportiva; Avaliação de Dano Corporal Pós-Traumático.
Dr. Paulo Gil Ribeiro
Unidades
Áreas de Interesse
Ortopedia e Traumatologia; Patologia da Coluna Vertebral (Hérnia discal, Mielopatia Espondilótica Cervical, Canal lombar estenótico, Fractura da coluna vertebral, Deformidades da coluna vertebral, Patologia Sacro-ilíaca, Patologia tumoral e metastática da coluna vertebral); Avaliação do Dano Corporal (Pessoal) Pós-Traumático
Dr. Jóni Nunes
Unidades
Áreas de Interesse
Medicina Desportiva (desporto de alto rendimento); Ortopedia e Traumatologia; Cirurgia do membro superior com foco no ombro e cotovelo; Medicina Regenerativa (procedimentos ecoguiados)
Unidade de Ortopedia e Traumatologia
Podemos hoje, no Hospital Lusíadas Braga, proporcionar aos nossos clientes todo e qualquer tratamento, ao nível do melhor que se faz na Europa.
O Hospital Lusíadas Braga dispõe de uma Unidade de Ortopedia e Traumatologia altamente diferenciada e organizada por áreas anatómicas, para lhe prestarmos o melhor cuidado, enquanto acompanhamos e contribuímos para a evolução das técnicas cirúrgicas e do conhecimento científico. Assim, para além da Ortopedia Geral, pode contar com a subespecialização em Patologia da Coluna, Patologia do Ombro e Cotovelo, Patologia do Punho e Mão, Patologia da Anca, Patologia do Joelho e Patologia do Tornozelo e Pé.
Temos também à disposição todos os meios de diagnóstico necessários para a mais completa avaliação para definição do tratamento mais adequado ao seu caso, nomeadamente tratamentos regenerativos e tratamentos cirúrgicos de alta diferenciação, dispondo de Bloco Operatório recente e com tecnologia de última geração. Por exemplo, na realização de artroscopia, o procedimento é feito com câmaras ultrafinas de alta resolução e imagem 4K que permitem uma visualização perfeita do trabalho a desenvolver dentro de uma articulação. A microscopia digital (usada para a realização da cirurgia de coluna ou de microcirurgia) e a endoscopia (usada na cirurgia endoscópica da coluna) são outros grandes exemplos da diferenciação dos procedimentos cirúrgicos tanto pelo nível de segurança que acrescentam como pela elevada acuidade que permitem.
O recurso a estas técnicas minimamente invasivas, garantem um período pós-operatório imediato muito melhor, mais seguro e com menos dor. Por isso permitem que muitas cirurgias consideradas mais complexas se possam fazer em regime de ambulatório com total segurança e com maior conforto do doente.
Hoje oferecemos no Hospital Lusíadas Braga procedimentos de alta diferenciação cirúrgica, recentes e avançados, muitas vezes únicos perante outras Unidades de Saúde. Asseguramos ainda uma oferta de serviço diária, 7 dias por semana, em regime de consulta programada ou de observação na Unidade de Atendimento sem Marcação das 8h às 24h.
Unidade de Endoscopia da Coluna
Há sinais e sintomas para os quais deve estar alerta para marcação de consulta com os nossos especialistas nesta área anatómica, nomeadamente:
-
Lombalgia - dor de costas
-
Ciática - dor irradiada para a nádega, coxa e perna
-
Parestesias - formigueiros, alteração de sensibilidade
-
Falta de força
-
Claudicação - dor nas costas que irradia para as nádegas e cochas, que levam o paciente a parar quando caminha e descansar
-
Cervicalgia - dor no pescoço
-
Braquialgia - irradiação para os membros superiores com formigueiro nas mãos
-
Cefaleia cervicogénica - dor de cabeça com origem no pescoço
-
Dor na omoplata
-
Dor torácica - dor irradiada para as costelas
Abordagem diferenciadora
A cirurgia endoscópica da coluna consiste em procedimentos micro-invasivos através de endoscópios de alta definição, para tratamento cirúrgico de hérnia discal, descompressão vertebral em estenose lombar, e procedimentos para tratamento de lombalgia de origem facetária e sacro-ilíaca. Nestas situações, a cirurgia:
É efetuada através de uma incisão inferior a 1 cm (cerca de 8 mm), com trauma de acesso mínimo dado que as estruturas anatómicas como músculo, tendão e ligamentos não são agredidas
Possibilidade de realizar a cirurgia em regime de ambulatório
Recuperação pós-operatória significativamente mais rápida para o paciente
Evidência científica a demonstrar regresso mais rápido ao trabalho após cirurgia endoscópica da coluna
Necessidade menor de carga anestésica, com alguns pacientes a poderem ser operados apenas com sedação analgésica, estando conscientes durante o procedimento.
Patologias
Hérnia discal lombar, estenose lombar (central, recesso e foramen), quistos facetários, solução de resgate em pacientes já operados com ciática persistente (incluindo pacientes já com parafusos). Lombalgia de origem facetaria
Hérnia discal torácica
Hérnia discal cervical, estenose foraminal cervical
Contactos
Fale connosco
253 079 579
8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301
geral@lusiadas.pt
Escreva-nos um email, coloque dúvidas e peça-nos informaçõesPresencialmente
R. da Escola de Enfermagem
4700-352
Braga