3 min

Blue Zone Diet: O Papel da Nutrição para a Longevidade

Colaboração
A dieta das "Zonas Azuis" (Blue Zone Diet) é um modelo nutricional baseado nas práticas alimentares das regiões do mundo onde as pessoas vivem mais anos e melhor, com menor incidência de doenças crónicas.

Estas regiões, identificadas pelo demógrafo Dan Buettner, incluem Okinawa (Japão), Sardenha (Itália), Nicoya (Costa Rica), Icária (Grécia) e Loma Linda (Califórnia, EUA). Vamos explorar o impacto da nutrição na longevidade, olhando para a relação desta dieta e os princípios das Blue Zones (Zonas Azuis).

O Que são as Blue Zone?

As Blue Zone são regiões onde as pessoas têm uma vida significativamente mais longa e saudável. Os habitantes destas áreas partilham estilos de vida e hábitos alimentares que contribuem para a sua longevidade e bem-estar.

Princípios base da Blue Zone Diet

1.    Alimentação de base vegetal: 95% da dieta é de origem vegetal, rica em frutas, legumes, cereais e leguminosas. Estes alimentos fornecem micronutrientes (vitaminas e minerais) e fibra, promovendo a saúde digestiva e cardiovascular.

2.    Consumo de alimentos integrais: privilegiam o consumo de cereais integrais (trigo integral, aveia, pão de massa fermentada). São alimentos ricos em vitaminas do completo B, minerais como zinco e ferro, e fibra. Têm índices glicémicos mais baixos, e por isso, ajudam a regularizar os níveis de açúcar no sangue, contribuem também para baixar os níveis de colesterol e ajudam no controlo da saciedade.  

3.    Consumo moderado de proteínas animais: O consumo de carne é limitado, sendo privilegiado o consumo de peixe e, ocasionalmente, carnes magras. O consumo de ovos está também incluído em cerca de 3 vezes por semana. Importa destacar que a carne consumida nestas zonas é de animais de pasto livre, tal como os ovos, que são provenientes de galinhas que vivem livremente com alimentação natural, e por isso mais ricos em ómega 3. Desta forma reduz-se a ingestão de gorduras saturadas.

4.    Gorduras saudáveis: As gorduras consumidas são principalmente insaturadas, provenientes de fontes como azeite, frutos gordos (nozes) e sementes. Estas gorduras ajudam a manter os níveis de colesterol saudáveis, protegendo a saúde cardiovascular e promovem também a saúde mental.

5.    Baixo consumo de açúcares e alimentos processados: Alimentos processados e açúcares refinados são minimizados. Em vez disso, opta-se pela inclusão de alimentos provenientes da natureza, de produção local, e da época, que por isso apresentam maior riqueza nutricional.

6.    Porções controladas: O controlo das porções é uma prática comum, ajudando a evitar a ingestão excessiva de calorias e consequente ganho de peso desnecessário.

7.    Hidratação adequada: A água é a bebida de eleição, enquanto o consumo de bebidas alcoólicas é moderado, com preferência pelo vinho tinto em pequenas quantidades.

Importância da Nutrição para a Longevidade

A nutrição desempenha um papel crucial na manutenção da saúde e na prevenção de doenças crónicas. Os hábitos alimentares das Zonas Azuis mostram que estes podem:

•    Reduzir o risco de doenças cardíacas: Uma alimentação de base vegetal, rica em cereais integrais e gorduras polinsaturadas, protege o coração.
•    Promover a saúde mental: Nutrientes essenciais, como ácidos gordos ómega-3, são vitais para a função cerebral e para o bem-estar emocional.
•    Fortalecer o sistema imunitário: Uma dieta rica em vitaminas e minerais ajuda o corpo a combater infeções e doenças.
•    Manter um peso saudável: A ingestão de porções controladas e o baixo consumo de alimentos açucarados e processados, ajuda a evitar o excesso de peso e as complicações associadas.

Este padrão alimentar apresenta potencial antioxidante e anti-inflamatório, muito devido ao conteúdo em gordura insaturada, particularmente ácidos gordos ómega-3, e ao elevado teor em fibra, bem como de vitaminas e minerais, sendo por isso um fator protetor para o desenvolvimento das doenças crónicas e consequente aumento de longevidade.

5 Dicas para adotar a Blue Zone Diet

1.    Inicie com pequenas mudanças: introduza gradualmente mais frutas e legumes na sua dieta e reduza a quantidade de carne ingerida (até 2x por semana).
2.    Dê prioridade a alimentos integrais: substitua os alimentos processados por opções mais naturais, como cereais integrais e leguminosas.
3.    Cozinhe cada vez mais refeições em casa: preparar as suas refeições permite controlar os ingredientes que utiliza e garantir uma alimentação mais saudável.
4.    Modere o consumo de álcool: se optar por beber, faça-o com moderação e prefira o vinho tinto.
5.    Hidrate-se adequadamente: beba água regularmente e evite bebidas açucaradas e refrigerantes.

Adotar os princípios da Blue Zone Diet, aliado a um estilo de vida ativo, pode contribuir significativamente para uma vida mais longa e saudável.

Uma consulta com um nutricionista pode ser um excelente primeiro passo para começar esta mudança. Com esse apoio conseguirá personalizar a sua alimentação de forma a adequá-la para promover a sua saúde e longevidade.

Para mais informações sobre como melhorar a sua dieta e hábitos de vida, marque uma consulta com um dos nossos nutricionistas. A saúde é o seu bem mais precioso – e com a equipa de nutricionistas da Lusíadas Saúde, está em boas mãos. 
 

Ler mais sobre

Dietas

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Ana Rita Silva

Dra. Ana Rita Silva

Hospital Lusíadas Lisboa
Clínica Lusíadas Almada
PT