Festas de aniversário saudáveis e divertidas? Sim, é possível!
Possivelmente já deu por si a pensar que o seu filho tem frequentemente festas de aniversário de amigos e que as opções alimentares que predominam nessas festas não são as mais saudáveis. Não querendo deixá-lo de fora do convívio, acaba por ser quase inevitável a exposição constante a bolos de aniversário, batatas fritas, gomas e salgadinhos, que fazem tantas vezes parte dos menus das festas infantis.
Esta é uma das preocupações mais referidas pelos pais nas consultas de nutrição infantil. E a verdade é que estas festas não têm de ser um problema e não têm de ser sinónimo de excesso de calorias, açúcar e gordura. Basta que, para isso, seja revisto o conceito das festas e se perceba que é possível organizar festas com opções mais saudáveis, sem que isso as torne uma “seca”! Tome nota destas sugestões que preparámos para si.
Aperitivos salgados:
- Em vez das típicas batatas fritas de pacote, faça chips de batata-doce (roxa, branca e laranja) no forno, com pouco sal e com orégãos;
- Uma quiche é sempre bem-vinda, mas sem natas – substitua-as por queijo quark! Adicione ao queijo batido, ovos, diferentes legumes bem coloridos, cogumelos e/ou frango ou atum. Ninguém irá notar a diferença e ficará deliciosa!
- Wraps de atum ou de queijo com vegetais ficam bastante saborosos, fáceis de preparar e cortados em vários rolinhos tornam-se num belo aperitivo;
- Mini-sandes variadas, com diferentes tipos de pão (dos mais simples aos mais coloridos: pão de mistura, centeio, de milho ou de beterraba) com queijo flamengo, queijo fresco, pasta de frutos secos, atum ou frango desfiado… opções para todos os gostos!
- Guacamole e húmus (simples ou de beterraba) com palitos de diversos vegetais (cenoura, aipo ou pepino).
Doces:
- Elementos crocantes nunca são demais, por isso, além das chips de batata-doce, coloque na mesa uma taça com fruta desidratada! É sempre uma opção saborosa e nem precisa fazer em casa (no mercado existem várias marcas de fruta desidratada sem adição de açúcar) – maçã, pera, abacaxi, manga, é só escolher…
- Pipocas caseiras com canela e mel/xarope de agave. São bem mais saudáveis que as pipocas embaladas, pois conseguirá controlar a quantidade de gordura e açúcar que adiciona.
- As crianças adoram gomas. E por que não fazê-las em casa? Utilize gelatina. Ficam igualmente deliciosas e as crianças vão adorar!
- Gelatina com iogurte e fruta para sobremesa;
- Espetadinhas de fruta que ficam sempre coloridas e atrativas. Pode passá-las por chocolate negro derretido (+ 70% cacau) sem adicionar açúcar. O chocolate irá solidificar e ficarão deliciosas!
- Experimente estes muffins de aveia e chocolate negro:
Para 7 unidades
- 1 ovo M - 1 chávena de farinha de aveia - 1 colher de chá de fermento em pó - 1 banana pequena - 1 iogurte natural não açucarado - 2 colheres de sopa de leite magro - 40g de chocolate negro partido em pequenos pedaços - 1 pitada de sal
Tudo triturado, à exceção dos pedaços de chocolate, colocado em formas de silicone. Cozinhar 15 a 20 min no forno a 180º et voilà!;
- Iogurte grego natural para misturar com granola caseira, raspas de chocolate negro e fruta laminada;
- Gelado de iogurte e fruta, em que basta triturar 500g de iogurte grego natural ligeiro não açucarado com 300g de fruta congelada, colocar numa forma e reservar durante 30 minutos no congelador;
- Bolo de aniversário caseiro. Não tenha dúvidas que qualquer que seja a receita que escolher, ficará sempre mais saudável, saboroso e menos calórico.
E para beber:
Esqueça os refrigerantes, pois consegue facilmente substituí-los por opções bastante saborosas e mais saudáveis. Aqui ficam algumas ideias:
- Limonada caseira;
- Sumos de fruta naturais variados: laranja, melancia, manga, abacaxi…
- Chás frios com canela e hortelã (escolha as opções mais coloridas, um chá de frutos vermelhos ou de manga são sempre uma boa opção);
Boas festas, com mais saúde e a mesma diversão!