Enquadramento

​A Medicina Intensiva dedica-se ao diagnóstico e tratamento de situações de doença aguda potencialmente reversíveis em doentes que apresentem falência iminente ou estabelecida de uma ou mais funções vitais.

Podem necessitar de cuidados intensivos os doentes em estado crítico potencialmente recuperável (prioridades 1 e 2 — eventualmente, 3) ou os doentes submetidos a cirurgias importantes, em que estes cuidados e os sistemas de suporte de vida têm um papel determinante na recuperação.

A prestação de cuidados intensivos e/ou intermédios é assegurada no Hospital Lusíadas Amadora pela Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP). As unidades de cuidados intensivos têm espaços físicos e equipamento específico e sofisticado, bem como uma equipa médica e de enfermagem com formação específica neste tipo de cuidados.

A UCIP dispõe de 7 camas, uma das quais destina-se a doentes que necessitam de isolamento.

Funciona 24 horas, com uma equipa experiente e multidisciplinar, constituída por médicos, enfermeiros, auxiliares de ação médica e auxiliares de limpeza, articulados entre si por um coordenador médico e um enfermeiro chefe.

O tipo de cuidados

A Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) do Hospital Lusíadas Amadora disponibiliza cuidados habitualmente designados de nível 2 (intermédios) e de nível 3 (intensivos).

Os cuidados de nível 2 estão indicados para doentes que requerem observação, monitorização ou intervenção específica por falência de um único órgão ou sistema. Estão incluídos aqui doentes com patologia do foro médico ou cirúrgico (pós-operatório).

Os cuidados de nível 3 estão indicados para doentes que necessitem apenas de suporte respiratório avançado (ventilação mecânica invasiva) ou suporte de pelo menos 2 órgãos. Neste nível incluem-se todos os doentes complexos necessitando de suporte por falência multiorgânica.

É de salientar que a UCIP do Hospital Lusíadas Amadora não dispõe de técnicas intermitentes de suporte renal (Hemodiálise), embora tenha disponibilidade e possibilidade de iniciar suporte mediante técnica de suporte renal contínua.

A equipa médica e de enfermagem tem o treino e a experiência necessários para lidar com qualquer situação do foro médico ou cirúrgico, incluindo a identificação de situações que recomendem transporte inter-hospitalar para instituições onde os doentes possam receber cuidados específicos não existentes no Hospital Lusíadas Amadora.

As prioridades de admissão

 
Prioridade 1

Doente em estado crítico e instável.

Doentes em que não se colocam limitações terapêuticas.

Dadores de órgãos.

 
Prioridade 2

Doente com necessidade de monitorização intensiva e eventual intervenção imediata.

Doentes em que não se colocam limitações terapêuticas.

 
Prioridade 3

Doente instável, mas com baixa probabilidade de recuperação.

Neste grupo de doentes podem colocar-se limitações terapêuticas (p.ex: não ventilar, não reanimar, não realizar hemodiálise)

Normalmente, até prova em contrário, serão doentes para intervir e aguardar efeito terapêutico, reavaliando continuidade de cuidados de acordo com evolução.

 
Prioridade 4

Geralmente sem indicação para admissão.

Doentes sem risco de deterioração funcional única ou múltipla, ou risco vital e que, portanto, não beneficiam do internamento em Medicina Intensiva.

Doentes em estado clínico avançado e irreversível cujo prognóstico não é alterado por intervenções da Medicina Intensiva.

Incluem-se neste grupo os doentes que recusam intervenções terapêuticas, diagnósticas ou mesmo internamento numa UCI.

Regras de funcionamento

Summary

O horário das visitas é das 11h às 21h;

Summary

Em conformidade com a disponibilidade da UCIP, é permitida a entrada no máximo de 2 visitas de cada vez, durante um período de tempo determinado;

Summary

Informe-nos da sua presença, tocando na campainha à entrada da UCIP e aguarde por um elemento da equipa;

Summary

Para maior comodidade das pessoas internadas, desligue o telemóvel antes de entrar na UCIP;

Summary

Deverá lavar corretamente as mãos, seguindo as orientações do elemento da equipa que o acompanha;

Summary

Sem indicação do médico e/ou do enfermeiro, não deve dar nada à pessoa internada (medicamentos, alimentos, bebidas);

Summary

Para comodidade de todos deve falar baixo;

Summary

O número de visitas deve ser tido em consideração, tendo em conta o bem-estar da pessoa internada;

Summary

As informações clínicas são prestadas por um médico e/ou do enfermeiro da UCIP e preferencialmente a um único familiar;

Summary

Não é permitida a entrada a crianças menores de 10 anos de idade, salvo em casos excecionais.