Cirurgia Endoscópica da Coluna
A evolução da cirurgia da coluna vertebral nos últimos anos tem sido muito relevante, sendo uma grande parte dos procedimentos realizados por pequenas incisões na pele, permitindo uma rápida recuperação.
A Cirurgia Endoscópica da Coluna é um destes procedimentos inovadores em Medicina devido à evolução dos equipamentos médicos.
A cirurgia é realizada através de um pequeno tubo chamado endoscópio que tem cerca de 7mm de diâmetro, o que permite apenas uma agressão mínima das estruturas (pele, nervos e músculos).
A Unidade de Cirurgia Endoscópica da Coluna do Hospital Lusíadas Amadora foi criada para responder às necessidades dos doentes, de modo a realizar procedimentos menos invasivos e permitindo um retorno à vida ativa apenas em alguns dias.
Hérnia Discal
A Hérnia discal lombar é uma das doenças mais frequentes da atualidade, em que o disco vertebral comprime o nervo ciático, provocando dor intensa na região lombar com irradiação ao membro inferior. A cirurgia, que consiste na descompressão do nervo ciático, pode ser feita por Endoscopia, sem dor relevante no pós-operatório e com uma rápida recuperação.
Todos os casos são avaliados através da realização de Ressonância Magnética da Coluna Vertebral de modo a programar todo o processo terapêutico.
Recuperação após cirurgia
A cirurgia é realizada por uma pequena incisão na pele com cerca de 1cm e em regime ambulatório, ou seja, não implica internamento hospitalar. Este processo é acompanhado periodicamente pela equipa da Unidade, permitindo aos doentes ter uma recuperação adequada da sua doença.
Todos os doentes são avaliados aos 15 e 60 dias de pós-operatório pela equipa médica presencialmente e aos 30 dias por teleconsulta pela equipa de enfermagem.
Vantagens da cirurgia endoscópica
Neste tipo de cirurgia todo o procedimento é realizado através de uma incisão na pele com cerca de 1cm. Não há perdas de sangue e o traumatismo dos músculos é inexistente. Neste procedimento o doente praticamente não tem dor. Cerca de 6 horas após terminar a cirurgia, o doente tem alta hospitalar e pode regressar ao seu domicílio, não necessitando de internamento.
A recuperação demora cerca de 15 a 20 dias em que o doente faz a sua vida sem necessitar de qualquer apoio; durante este período não pode fazer esforços físicos. O retorno à vida ativa é feito em 2 a 3 semanas após a cirurgia sem limitações. Em média, é possível retomar a atividade física de modo progressivo cerca de 30 dias após a cirurgia.
Agendamento de consulta e de cirurgia
A consulta de Ortopedia ou Neurocirurgia pode ser agendada na própria semana em que o doente recorre ao Hospital Lusíadas Amadora.
O agendamento de uma cirurgia por endoscopia é feito em alguns dias. Para casos urgentes, a cirurgia pode ser agendada entre 24 a 72 horas, logo que o processo de avaliação clínico e imagiológico esteja concluído.
Antes de cada cirurgia é necessário realizar alguns exames de diagnóstico (análises e eletrocardiograma) e consulta de Anestesia.
Equipa
A equipa da Unidade de Cirurgia Endoscópica da Coluna é formada por médicos especialistas em Neurocirurgia, Ortopedia e Fisiatria, assim como por Enfermeiros e Fisioterapeutas. A multidisciplinaridade da equipa assegura a qualidade de todo o processo terapêutico, que inclui a seleção do doente, a cirurgia e a reabilitação. Todos os doentes são avaliados antes de cada cirurgia de modo a programar a sua recuperação e o retorno à vida ativa num curto período de tempo.