SIGIC - Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia

Utilize o seu vale-cirurgia no Hospital Lusíadas Amadora. Contacte-nos através do 214 999 380 ou do e-mail sigic.hlam@lusiadas.pt.

Poderá também entregar o seu vale na em qualquer Recepção do Hospital Lusíadas Amadora.

Mesmo que o Hospital Lusíadas Amadora não apareça na listagem dos hospitais do seu vale-cirurgia, ou se lhe surgir alguma dúvida, contacte-nos através do 214 999 380 ​.

Especialidades convencionadas

Title
Cirurgia Geral
Title
Cirurgia Plástica
Title
Cirurgia Vascular
Title
Neurocirurgia
Title
Oftalmologia
Title
Ortopedia
Title
Otorrinolaringologia
Title
Urologia
Image Section
faqs SIGIC

FAQ'S

Como funciona o processo de emissão do vale cirurgia?

Se o hospital de origem não conseguir cumprir o prazo de tempo estabelecido para a realização da cirurgia, o utente tem a possibilidade de ser transferido para outro hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS) através da emissão de uma nota de transferência, no entanto, caso não seja possível, beneficia de um vale cirurgia que lhe permite a realização da cirurgia num hospital do setor privado ou setor social à sua escolha, dos que estiverem convencionados. Após a cirurgia, o utente regressa ao hospital de origem, que receberá também o respetivo processo clínico enquanto esteve aos cuidados no hospital de destino.

O que é o SIGIC?

O SIGIC (Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia)) visa a gestão integrada do universo dos doentes inscritos para cirurgia nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de forma continuada, tendo sido implementado em todas as regiões de saúde.

Qual é a diferença entre hospital de origem e hospital de destino?

Hospital de origem é a instituição hospitalar onde fez inicialmente a sua inscrição para cirurgia e que é responsável pelo seu tratamento. Hospital de destino é a instituição hospitalar do SNS ou convencionada no âmbito do SIGIC, que o utente selecionou entre as propostas apresentadas no impresso da Nota de Transferência ou no do Vale Cirurgia para os cativar.

Posso inscrever-me em mais que um hospital?

Não, não pode inscrever-se numa lista cirúrgica em mais do que um hospital para tratar a mesma doença. A partir do momento em que for inscrito num hospital, o seu processo passará a ser gerido a nível nacional, de modo a garantir que vai esperar o mínimo de tempo possível para ser operado.

Depois de ter recebido o Vale-Cirurgia, o que devo fazer?

O próximo passo é a cativação do vale, assim sendo, deve contactar-nos através das seguintes vias:

Por email: Para o endereço sigic.hlam@lusiadas.pt
Por correio: Av. Hospitais Civis de Lisboa 8 | 2724-002 Amadora
Entrega na Unidade: Junto de qualquer Receção do Hospital Lusíadas Amadora.
Por telefone: Número - 214 999 380

Que informação deve juntar ao Vale-Cirurgia?

Caso envie o Vale-Cirurgia por e-mail ou correio, deve sempre enviar também o contacto telefónico.

O Vale-Cirurgia tem validade?

Sim. O Vale Cirurgia, tem um prazo de validade escrito no canto superior direito. Esse prazo é referente à sua cativação e não à realização da cirurgia.

O que faço, se quiser devolver o Vale-Cirurgia à ARS?

Junto com o Vale-Cirurgia receberá um envelope RSF, que poderá utilizar para o devolver à ARS, no caso de preferir realizar a cirurgia no Hospital de Origem.

Depois do vale estar cativado, o que devo fazer?

O Hospital Lusíadas Amadora, irá proceder ao pedido do processo clínico do utente e do número de compromisso provisório ao Hospital de Origem.
Após a receção do Processo Clínico e do número de compromisso provisório é marcada a consulta da especialidade (o tempo médio para envio do Processo Clínico e do número de compromisso provisório é de 10 dias seguidos ou 5 dias para os casos prioritários).
Após a consulta de especialidade, caso o médico esteja de acordo com as condições do utente para cirurgia, esta será agendada bem como a consulta pré-cirúrgica de Anestesiologia.

Caso ambos os médicos estejam de acordo com as condições clínicas do utente para cirurgia, esta será realizada.

O que são consultas pré-operatórias?

Anteriormente à marcação da cirurgia, deverão ser realizadas consultas e ainda poderá ser necessário realizar exames pré-operatórios. 

A consulta pré-operatória com o especialista acontece antes da cirurgia, de forma a que o médico consiga avaliar o estado de saúde do utente e confirmar se pode ou não ser operado. Os exames pré-operatórios servem para ajudar o médico a avaliar o seu estado de saúde e a evolução da doença que lhe foi diagnosticada.

A avaliação pré-anestésica serve para avaliar se está preparado para a anestesia a que vai ser submetido durante a operação.

É ainda realizada a consulta de enfermagem para garantir os melhores cuidados pré e pós-cirúrgicos.

O que são tratamentos pós-operatórios?

Consoante o tipo de intervenção cirúrgica, poderá ser necessário realizar tratamentos após a cirurgia, designados tratamentos pós-operatórios. Estes tratamentos são essenciais e parte integrante da cirurgia. O seu processo apenas estará concluído após estes tratamentos (a fisioterapia não está incluída no âmbito do SIGIC).

Se faltar a uma intervenção cirúrgica, o que acontece?

Se não apresentar um motivo plausível, a sua inscrição será cancelada da Lista de Inscritos para Cirurgia. Caso apresente um motivo plausível, só poderá faltar duas vezes, sendo que à terceira falta, e ainda que apresentando motivo plausível, a sua inscrição será cancelada. Para voltar a reinscrever-se na LIC (Lista de Inscritos para Cirurgia), terá de marcar uma nova consulta com o seu médico no Hospital de Origem.

Existem custos adicionais?

Não, o hospital de destino não poderá cobrar qualquer valor adicional em consultas ou exames que estejam abrangidos no SIGIC. Sendo que, qualquer exame solicitado pelo médico cirurgião do hospital de destino que não esteja protocolado no âmbito do SIGIC, terá sempre de ser solicitado ao hospital de origem.