Enquadramento
O pé é o órgão humano que marca realmente a diferença na nossa espécie. Somos bípedes, o que nos torna incomparáveis no reino animal. Ainda assim, damos-lhe pouca importância. Só nos lembramos do pé quando sentimos dor.
No Centro Especializado em Tornozelo e Pé pretendemos não apenas tratar a doença mas também preveni-la. Uma grande parte da patologia degenerativa do pé pode ser evitada ou adiada com a alteração de hábitos de higiene, modificação de hábitos de calçado e algumas precauções na prática desportiva.
A prática desportiva cada vez mais frequente (e nem sempre bem acompanhada), e os acidentes de viação são as principais causas de patologia traumática do tornozelo e do pé, que constitui um verdadeiro desafio à nossa sociedade, pelos prejuízos humanos e económicos que acarreta.
O tratamento da patologia do tornozelo e pé tem sido objeto de uma evolução marcante que se deve tanto a técnicas terapêuticas inovadoras na área médica e cirúrgica como os mais recentes avanços tecnológicos nos exames auxiliares de diagnóstico.
A variedade dos meios necessários — humanos e físicos — e a sua complexidade para conseguir uma resposta adequada aos problemas de saúde de quem nos procura são a justificação para se organizar um Centro Especializado dedicado à Patologia do Tornozelo e Pé.
Principais patologias
Doenças Degenerativas
Resulta de um traumatismo prévio ou da evolução de uma doença reumatológica.
Doença por evolução da deformação dos pés, adquiridas ou de infância, de traumatismos ou doenças reumáticas.
A mais frequente é o joanete, também designado por Hallux Vagus.
Pode ser anatómica, desde a infância, ou adquirida. Entre as adquiridas, a mais importante é o Pé Plano do Adulto que pode ter indicação cirúrgica.
Traumatologia
Na patologia traumática do tornozelo são mais frequentes as fraturas bimaleolares e as fraturas do pilão tibial, para as quais defendemos o tratamento cirúrgico precoce.
No tratamento das fraturas e das luxações do pé, temos também uma vasta experiência, com especialistas com longos anos de dedicação ao tema e vários anos de serviço de urgência traumatológica.
O Hospital Lusíadas Lisboa dispõe de um Atendimento Urgente (24 horas) para responder a estes casos de traumatologia.
Objetivo e missão
Este centro especializado assiste e trata toda a patologia do tornozelo e pé.
Na área cirúrgica congregamos especialistas de diferentes áreas cirúrgicas do tornozelo e pé, de Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Cirurgia Vascular, Neurocirurgia e Anestesiologia.
Na área médica, dispomos de Medicina Interna, Reumatologia, Dermatologia, Endocrinologia, Diabetologia, Medicina Física e de Reabilitação e Medicina Desportiva.
Na área técnica temos todas as especialidades de relevo: Enfermagem, Fisioterapia, Podologia e Ortoprotesia.
Áreas de Intervenção
Técnica mini-invasiva, com anestesia local e ligeira sedação, para tratamento de doenças como os joanetes, deformação dos dedos em garra, entre outras patologias.
Pode ser efetuada por via anterior (para tratar a maioria das lesões osteocondrais do astrágalo, lesões condrais da tíbia e síndromes de conflito anterior do tornozelo) ou por via posterior (síndrome de conflito posterior, tenossinovite do tendão longo flexor do Hallux e síndrome do osso trígono).
É o tratamento indicado em artroses dolorosas e incapacitantes.
Contactos
Fale connosco
21 770 40 40
8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301
geral@lusiadas.pt
Escreva-nos um email, coloque dúvidas e peça-nos informaçõesPresencialmente
Rua Abílio Mendes
1500-458
Lisboa