Apesar disso, a doença mental continua a ser desvalorizada e subdiagnosticada.
O Hospital Lusíadas Monsanto oferece avaliação, tratamento e acompanhamento psicológico e psiquiátrico de vários problemas de Saúde Mental em vários contextos, no setting adequado baseando-se sempre na humanização de cuidados e na intervenção individual, dirigida e desenhada para as necessidades de cada pessoa numa perfectiva bio-psico-social, sem esquecer nunca de envolver a família no processo terapêutico.
O que são problemas de saúde mental?
Os problemas de saúde mental, as perturbações ou as doenças assumem muitas formas diferentes, afetando a forma como nos comportamos, sentimos e pensamos. Podem ser tão maus ou piores do que qualquer doença física.
Os problemas de saúde mental não são um sinal de fraqueza. São uma experiência perturbadora e assustadora. Mas, são uma experiência humana comum, e por este motivo, não se esconda, fale sobre o que sente e procure ajuda. Este será o primeiro passo para diminuir a angústia e a sensação de isolamento que pode estar a sentir.
Quem é afetado?
Qualquer pessoa pode ter um problema de Saúde Mental.
A prevalência de transtornos mentais em Portugal está entre as mais elevadas da União Europeia, estimando-se que o problema afete mais de 22% da população.
Os transtornos de ansiedade são os mais prevalentes, afetando aproximadamente 9% da população, seguidos dos transtornos depressivos (6%) e os relacionados com o consumo de álcool e drogas (4%).
Em relação à depressão, as mulheres portuguesas apresentam taxas mais altas do que os homens, tal como noutros países da UE.
No entanto, os dados de Portugal mostram a maior disparidade de género na prevalência da depressão em toda a União, com 2,2 mulheres que dizem sofrer de depressão por cada homem, quando o rácio médio do bloco é de 1,6 mulheres para cada homem.
(fonte: dados do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington.)
Qual a causa dos Problemas de Saúde Mental?
A Doença Mental é multifatorial e resulta da combinação de vários fatores biológicos e psicossociais e não de uma única razão. Estes fatores podem ser muito variados e incluem:
-
Causas físicas, por exemplo, traumatismo craniano, epilepsia
-
Fatores genéticos
-
Trauma na infância ou na idade adulta, negligência ou abuso
-
Problema de saúde física a longo prazo
-
Stress a longo prazo
-
Discriminação ou estigma
-
Isolamento ou solidão
-
Luto
-
Perda de emprego
-
Ser cuidador de um membro da família
-
Consumo abusivo de álcool ou drogas
-
Dívidas ou pobreza
O que tratamos no Hospital Lusíadas Monsanto?
Substâncias – álcool ou drogas - e comportamentais – jogo patológico, sexo, utilização problemática de internet entre outros
Todo o nosso tratamento é adaptado às necessidades dos nossos doentes e personalizado à medida de quem nos procura. O sucesso do processo terapêutico assenta na relação terapêutica que se quer empática, firme e sólida. As nossas equipas são multidisciplinares e articulam de forma estreita para garantir o sucesso terapêutico e o bem-estar do nosso doente.
Como tratamos no Hospital Lusíadas Monsanto?
O tratamento para todas as condições de Saúde Mental pode ser oferecido em regime de ambulatório ou de internamento.
A nossa equipa está habilitada para providenciar tratamentos e terapias, incluindo:
Aconselhamento, Psicologia clínica, Neuropsicologia, Reabilitação Cognitiva, Psicoterapias - Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Psicoterapia Psicodinâmica, Terapia Familiar e de Casal, Terapia Interpessoal (TIP) - Terapia Ocupacional, Terapias especializadas (incluindo para dependências, distúrbios alimentares e psicose).
O Hospital Lusíadas Monsanto tem equipas multidisciplinares e programas estruturados por psiquiatras de excelência em áreas específicas de intervenção:
-
Adições (Substâncias e Comportamentais)
-
Psicogeriatria
-
Comportamento Alimentar
-
Depressão Resistente
-
Psicose
-
Burnout
-
Intervenção Precoce (Pedopsiquiatria - 13 a 17 anos)
Oferecemos apoio contínuo com grupos semanais gratuitos de acompanhamento para doentes internados durante um ano após o tratamento. Estes grupos permitem um acompanhamento estreito em ambulatório que é fundamental para consolidar a recuperação e evitar recaídas.
Oferecemos também apoio contínuo às famílias dos doentes em grupos quinzenais de Apoio Familiar, que se encontram muitas vezes perdidas, sem apoio e sem respostas para as suas angústias e necessidades.
Contactos
Fale connosco
214 329 410
8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301
geral@lusiadas.pt
Escreva-nos um email, coloque dúvidas e peça-nos informaçõesPresencialmente
Rua Alfredo da Silva, nº 16, Alfragide
2610-016
Amadora