Aprender a brincar com as crianças
"Para ajudarmos as crianças a crescer deveremos ter em conta a idade e fase de desenvolvimento, porque estas etapas são muito amplas, e nós não crescemos todos da mesma forma, esclarece Cheila Reis, enfermeira da Clínica Lusíadas Almada. A enfermeira sugere de seguida brincadeiras que pode fazer com os seus filhos de acordo com a sua idade. Porque também se aprende a brincar.
Recém-nascido
- Segurar uma bola vermelha a 20 cm de distância do rosto do bebé e movimentá-la;
- Falar ou cantar para o bebé: canções de embalar, sons suaves, música instrumental ou músicas com melodias repetidas;
- Pegar no bebé ao colo;
- Sorrir.
Entre as 4 – 6 semanas
- Movimentar objetos coloridos perto do rosto do bebé (a cerca de 20 cm);
- Produzir sons com chocalhos ou usar uma caixa de música;
- Tocar e embalar o bebé.
Aos 3 meses
- Oferecer objetos para que possa segurá-los e colocar objetos pendentes para que os siga com os olhos;
- Evitar que esteja demasiado tempo deitado na mesma posição;
- Falar com ele e dar a ouvir música suave.
Aos 6 meses
- Estimular a que passe objetos de uma mão para a outra, como uma bola de tamanho médio ou cubos com arestas redondas de cores chamativas;
- Sentá-lo com apoio para que possa participar ativamente no meio ambiente e interagir.
Aos 9 meses
- Oferecer objetos diferentes e afastados, para que se movimente;
- Colocar objetos em cima de cadeiras para incentivar a colocar-se em pé;
- Brincar às "escondidas";
- Imitar sons de animais e pedir-lhe que imite;
- Utilizar brincadeiras de tapar/ destapar o rosto, bater palmas e acenar.
Aos 12 meses
- Oferecer cubos e vários objetos para explorar;
- Ler livros;
- Cantar canções;
- Fazer jogos de encaixe.
Notas adicionais:
- Reagir calmamente e com firmeza às birras (sobretudo a partir de um ano de idade);
- Sempre que oferecer um brinquedo, deve verificar que está marcado com o símbolo «CE», o que confirma a sua segurança.
Muito importante
Não se esqueça de que o desenvolvimento e crescimento saudável dependem não só dos brinquedos usados mas, em grande medida, da forma como os pais interagem com a criança.
Fontes: DGS – Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil (2013). Ministério da Saúde; WAKSMAN, Renata Dejtiar; HERADA, Maria de Jesus C.S – Escolha de brinquedos seguros para casa, ambulatório e hospital (2005). Revista Paulista de Pediatria; BARANITA, Isabel Maria da Costa – A importância do jogo no desenvolvimento da Criança (2012). Escola Superior de Educação Almeida Garret; Escala de Avaliação do Desenvolvimento, Mary Sheridan Modificada.