Há alimentos proibidos na amamentação?
Muitas mães têm dúvidas sobre a existência de alimentos proibidos na amamentação. Existem efetivamente alimentos que concedem determinados sabores ao leite materno, mas não existem alimentos proibidos na amamentação. O que pode causar transtornos ao bebé durante a fase de amamentação (como gases, irritabilidade, ou insónia) é variável.
O ideal enquanto se amamenta é que a mãe se alimente bem e beba muita água, consumindo dos vários tipos de alimentos disponíveis. É provável que os alimentos com que habitualmente não se dá bem continuem a interferir com a sua digestão.
Caso note que anda com mais problemas digestivos, contacte o seu médico, que pode ajudá-la. Para despistar questões digestivas no bebé, o método de “tentativa e erro” pode ser o melhor guia para a mãe lactante. Há, no entanto, alimentos que devem ser evitados:
- Alimentos açucarados, salgados ou com muita gordura;
- Bebidas alcoólicas e bebidas/alimentos com cafeína;
- Qualquer alimento que desencadeie alergia nos parentes próximos do lactente pode também causar-lhe reação;
- Alimentos que as mães percebam que causam transtornos no bebé (gases, choro, irritação, dificuldades em dormir, recusa ao leite), após a sua ingestão.
A ter em atenção durante a amamentação
É importante alertar as mães para que estejam atentas às reações e comportamentos do bebé, pois não é necessário fazer restrições alimentares sem certezas garantidas. Não limite excessivamente a sua dieta, avalie. Os alimentos mais frequentemente associados à reatividade da criança durante a amamentação são:
- Da família das crucíferas, como as couves e os brócolos;
- Espargos;
- Cebola e alho;
- Leite e derivados;
- Citrinos;
- Leguminosas;
- Trigo;
- Frutos secos oleaginosos (como amendoins, amêndoas, cajus, nozes ou avelãs, por exemplo);
Revisão Científica:
Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa