O morango e as suas propriedades nutricionais
O morango é produzido em vários países, sendo os três maiores produtores a China, os Estados Unidos da América e o México. Já na Europa, a Turquia, Espanha e Rússia são os maiores produtores. Em Portugal, as zonas de maior produção deste fruto são o Alentejo, o Algarve, o Ribatejo e o Oeste.
A produção de morango ocorre durante quase todo o ano, embora a sua sazonalidade seja entre os meses de abril e agosto. O seu consumo é preferível na época sazonal devido à sua riqueza nutricional e como forma de contribuir para a sustentabilidade ambiental.
A colheita do morango é feita manualmente ou com ajuda de maquinaria, quando se encontra a ¾ da coloração vermelha. Caso sejam apanhados ainda verdes, o seu sabor é adstringente e ácido. A maturação prolonga-se ao longo do período de armazenamento do fruto. Posteriormente, para não perder qualidade, deve ser refrigerado até 10 dias a menos de 5ºC, e não se deve cortar nem triturar para evitar a decomposição da fruta e, consequentemente, a perda de nutrientes.
Propriedades nutricionais do morango
O morango é um fruto com um sabor doce e aroma agradável e com baixa quantidade de calorias (aproximadamente 5 kcal por morango). Apenas 10% deste fruto corresponde a conteúdo sólido e 90% é água.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, devemos consumir entre 3 a 5 porções de fruta diariamente. Uma porção de morangos corresponde a cerca de 230g, o que equivale a aproximadamente 15 morangos.
Valor nutricional 1 taça com ≈15 morangos (230g)
Energia 78kcal
Lípidos totais 0,9g
Hidratos de carbono 12,2g
Proteína 1,4g
Fibra 4,6g
Vitamina A 9,2µg
Caroteno 59,8µg
Vitamina C 108,1mg
Vitamina B9 108,1µg
Magnésio 23mg
Potássio 322mg
Fósforo 59,8mg
Do ponto de vista nutricional, é um fruto interessante, tendo em conta a sua riqueza em micronutrientes, mais concretamente potássio, magnésio, vitaminas A, C e complexo B. O morango é rico em antioxidantes que potenciam a prevenção da oxidação celular. Este fruto contém ácido elágico e antocianinas, substâncias que conferem cor vermelha ao fruto e também propriedades anticancerígenas. O seu conteúdo em vitamina A melhora a função cognitiva e ocular. Já a vitamina B9 e o potássio melhoram a saúde cardiovascular e previnem doenças cardíacas.
A vitamina C ajuda na defesa do organismo e no fortalecimento do sistema imunitário, assim como na proteção do coração e na prevenção de cancro. Sabia que ingerir uma taça com cerca de 15 morangos (230g) fornece maior quantidade de vitamina C que uma laranja média (140g), isto é, 108,1mg e 79,8mg, respetivamente?
Além disso, as suas sementes são ricas em fibra, com benefício para a regularização do trânsito intestinal.
Concluindo, aproveite esta época do ano e consuma os morangos, que, para além de saborosos, têm uma grande riqueza nutricional!