Abacate: já conhece as suas vantagens nutricionais?
O abacate ou pera abacate, como também pode ser designado, é o fruto do abacateiro, oriundo da América do Sul. Apesar de necessitar de um clima subtropical para se desenvolver, o seu consumo em Portugal já é possível durante todo o ano devido à existência de plantações no sul do país.
Este fruto tem gerado muita curiosidade para os consumidores devido a todas as suas propriedades nutricionais, tendo sido notado o aumento do seu consumo. Tendo em conta a sua composição nutricional, o abacate pode integrar variadas dietas, desde dietas hipocalóricas para perda de peso a dietas hipercalóricas para ganho de peso ou adaptadas à prática desportiva.
Principais propriedades e benefícios para a saúde
O abacate é conhecido por ser maioritariamente composto por gorduras monoinsaturadas, que são as gorduras saudáveis para o organismo e que produzem vários benefícios para a saúde. Entre eles destacam-se os benefícios ao nível da redução dos níveis de colesterol e triglicéridos, revelando-se um bom protetor cardiovascular.
O abacate é um fruto nutricionalmente rico em vitaminas e minerais, das quais se destacam as vitaminas A, C, B6 e E. Estas vitaminas intervêm ao nível da função imunitária, protegendo o organismo contra agentes externos, atuam ao nível do desenvolvimento ósseo, participam na síntese de colagénio ao nível da pele e tecidos e contêm propriedades antioxidantes. Ao nível dos minerais presentes no abacate, destacamos ainda o potássio e o magnésio que desempenham funções importantes no organismo como, por exemplo, ao nível do metabolismo e do controlo da pressão arterial.
Como consumir o abacate?
A porção de abacate a consumir é de cerca de 160g. Esta fruta é apreciada devido a todas as suas propriedades nutricionais, pelo seu sabor suave e textura cremosa, destacando-se também pela sua versatilidade de utilização.
O abacate é consumido habitualmente cru, mas também pode ser cozinhado. Existem diversas formas distintas de o integrar nas refeições, desde cortado em cubos misturado com massas e saladas, a ingerido sob forma de pasta (como guacamole) com tostas ou pão, em molhos, batidos ou até mesmo sopas ou sobremesas.