Manteiga de amendoim: prós e contras
Benefícios da manteiga de amendoim
O amendoim é um excelente alimento que – quando consumido com moderação devido ao seu valor energético – pode constituir uma boa fonte de vitaminas, minerais e fitoquímicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias na nossa alimentação. Assim, na sua composição podemos encontrar mais de 20 aminoácidos, polifenóis, antioxidantes, vitaminas e minerais.
Entre as vitaminas destacamos a vitamina E, os folatos e as vitaminas do complexo B, nomeadamente as vitaminas B3 e B6. A manteiga de amendoim é, também, rica em minerais como o magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganésio. Possui, ainda, na sua composição resveratrol, flavonóides e fitoesteróis que auxiliam na proteção cardiovascular, uma vez que desempenham um papel importante na regulação do colesterol.
As gorduras presentes são essencialmente gorduras insaturadas (mono e poliinsaturadas), podendo ser uma ótima alternativa às gorduras de origem animal, que auxiliam na redução do LDL – lipoproteína de baixa densidade, o conhecido “mau colesterol”. Pelos beneficios já mencionados, a manteiga de amendoim, de uma forma geral, é adequada a toda a população saudável, podendo ser integrada num plano alimentar equilibrado.
Manteiga de amendoim: moderação no consumo é essencial
Atualmente, tem-se vindo a verificar um aumento de consumo deste produto. Contudo, e como já referido, a manteiga de amendoim, pelo seu elevado valor calórico, deverá ser consumida de forma moderada e na sua essência. Assim torna-se importante conhecer a sua composição nutricional.
Como consumir a manteiga de amendoim?
A manteiga de amendoim pode ser utilizada não só para barrar (pão/tostas integrais, frutas frescas), como também é ótima em batidos e até mesmo em diversos cozinhados.