Tapioca: o que deve saber
A tapioca, proveniente da fécula de mandioca e vinda do Brasil, é mais um dos alimentos que está recentemente na moda e que já conquistou grande parte dos portugueses. Muitos são os benefícios que lhe são apontados, mas será que este alimento é a opção mais saudável?
A tapioca é rica em amido, ou seja, é uma fonte de hidratos de carbono, e tem sido muito utilizada como substituto do pão, por ser uma opção de fácil digestão, isenta de glúten, gorduras, sódio e não necessitar de qualquer tipo de óleo na sua preparação.
Contudo, quando comparada ao pão, a tapioca apresenta um índice glicémico mais elevado, o que favorece a absorção rápida dos açúcares na corrente sanguínea e, consequentemente, uma rápida libertação de insulina no sangue, constituindo uma fonte de energia rápida e prática.
Esta característica é vantajosa em situações de pré e pós treino porque fornece, de uma forma eficaz, a energia que o corpo necessita durante a atividade física ou para a sua recuperação após a mesma.
Em situações em que não existe atividade física, a ingestão excessiva de tapioca pode causar ou agravar problemas como a diabetes ou a obesidade, isto porque o excesso de açúcares absorvido é convertido e armazenado sob a forma de gordura, podendo não ser, por isso, a opção mais indicada na alimentação de indivíduos com estas patologias.
É de salientar ainda que a quantidade de farinha utilizada e o recheio colocado pode alterar significativamente o seu valor nutricional. É recomendado o uso de 2 a 3 colheres de sopa de farinha para cada tapioca e o recheio deve ser constituído por alimentos ricos em proteína de alto valor biológico ou ricos em fibra, de forma a retardar o processo de absorção dos hidratos de carbono no organismo. Por ser um alimento versátil, a tapioca combina com diversas preparações, podendo ser doce ou salgada.
Receita de tapioca:
- Numa frigideira antiaderente, previamente aquecida, peneirar a farinha da tapioca para evitar grumos;
- Espalhar a farinha de forma a não deixar espaços vazios, para que fique bem uniforme;
- Com um garfo, calcar o preparado e deixar cozinhar;
- Posteriormente, abanar levemente a frigideira e quando a tapioca se descolar pode virar; 5. Por fim, acrescentar o recheio pretendido e dobrar a tapioca ao meio.
Exemplos de recheios:
- Ovo mexido e requeijão
- Morango e iogurte
- Maçã ou banana com canela
- Frango, queijo e manjericão