O seu pequeno-almoço é saudável?
Já deve ter ouvido que não deve sair de casa sem tomar o pequeno-almoço. A primeira refeição do dia é fundamental para controlar a fome nas horas que se seguem. Mas a pergunta que lhe fazemos é esta: o seu pequeno-almoço é saudável?
Um pequeno-almoço saudável deve incluir:
- Cereais integrais;
- Pão escuro (de mistura, centeio, integral ou de cereais);
- Fruta.
É que estes alimentos são ricos em fibras e açúcares complexos, que são absorvidos de forma mais lenta, fornecendo progressivamente ao organismo a energia de que ele vai necessitando em cada momento.
Está cientificamente demonstrado que a realização de um pequeno-almoço equilibrado contribui para a manutenção de um peso saudável e é fundamental para atingir as doses diárias recomendadas de alguns nutrientes, como:
- Cálcio;
- Minerais;
- Vitaminas.
Ao pequeno-almoço deve, por isso, privilegiar o consumo de:
- Leite e derivados (sob a forma meio-gorda ou magra) Está comprovado que, excetuando os casos de intolerância à lactose, devem consumir-se três porções de leite e derivados por dia. O leite e derivados são excelentes fontes de cálcio, de proteínas, fósforo, magnésio, zinco e de vitaminas (A, D, E e K).
- Cereais integrais ou pão escuro Uma alimentação rica em fibra (cereais integrais, hortaliças, fruta fresca), contribui para reduzir a absorção dos açúcares, prevenindo a diabetes.
- Fruta ou sumo de fruta natural Está indicada a ingestão diária de 400g de frutos e legumes, pois fornecem vitaminas, minerais e fibras, essenciais ao pleno funcionamento do organismo.
Crianças: o que deve incluir um pequeno-almoço saudável
Se tem filhos em idade escolar, que praticam exercício de manhã, tenha em atenção que a refeição anterior à prática desportiva deve ser leve. Poderá incluir:
- Fruta, iogurte ou pão (com queijo ou fiambre);
- Banana com cereais ricos em aveia;
- Pão com doce;
- Sumo de fruta natural são alternativas igualmente aceitáveis.